Jovem é morto por policiais enquanto tomava café em favela do Rio de Janeiro

    Caetano, de 27 anos, foi rendido e alvejado por PMs do 41º Batalhão no Chapadão, conjunto de favelas na Zona Norte da capital fluminense, na manhã de quarta-feira (07/09)

    FotoChapadao1
    Momento em que policiais do 41º Batalhão (Irajá) da PMERJ colocam corpo do jovem morto no Caveirão. Foto: Reprodução.

    Policiais do 41º Batalhão (Irajá) da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) mataram a tiros Caetano, de 27 anos, por volta das sete e meia da manhã desta quarta-feira (07/09), em frente a uma padaria na Rua Capri Anchieta, no Morro do Final Feliz, comunidade do conjunto de favelas do Chapadão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

    De acordo com testemunhas que não se identificaram, o rapaz tomava café da manhã na padaria e encontrava-se desarmado, quando os PMs chegaram a bordo do Caveirão (veículo blindado da PMERJ) e o renderam. Logo depois de um policial ordenar que ele colocasse o copo de café no chão e as mãos para o alto, outro se aproximou e efetuou disparos consecutivos, à queima-roupa, por cerca de 15 segundos.

    Os dois pães com manteiga e mortadela de Caetano ficaram no chão. Seu corpo foi colocado no Caveirão e levado por alguns dos PMs. Outros permaneceram no local do crime. Segundo moradores da comunidade, não houve operação nem situação de confronto no Chapadão nesta manhã. Em vídeo enviado com exclusividade à Ponte Jornalismo (abaixo), é possível ver o momento em que os policiais colocam o corpo do jovem no Caveirão. O som foi retirado e os rostos das pessoas que passavam pelo local foi distorcido para evitar sua exposição.


    Outro lado

    Questionada pela reportagem sobre as circunstâncias em que o jovem foi morto, a assessoria de imprensa da PMERJ enviou, por e-mail, a seguinte resposta: “O 41° BPM (Irajá) realiza nesta quarta-feira (7/9) operação no Complexo do Chapadão para reprimir crimes de roubos de veículos, roubo de cargas e tráfico de drogas. Durante incursão na comunidade, criminosos armados atiraram contra a equipe e houve um breve confronto. Na ação, um suspeito foi atingido e socorrido para o Hospital Carlos Chagas. Com ele, os PMs apreenderam uma pistola, um radiotransmissor e certa quantidade de drogas que ainda será contabilizada. A operação está em andamento”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas