Ministro da Justiça da gestão Temer paralisa tudo o que é relacionado a Direitos Humanos no Brasil

    Ministro interino da Justiça também suspendeu negociações com União Europeia para que o país recebesse refugiados da Síria

    20160617Ponte-alexandredemoraes

    Ex-secretário da Segurança Publica de São Paulo e ministro da Justiça no governo interino de Michel Temer, Alexandre de Moraes emitiu uma portaria, datada em 10 de junho, que determina a paralisação do funcionamento de todas as áreas relacionadas a Direitos Humanos no país por três meses. Em especial órgãos colegiados, excetuando apenas as áreas policiais.

    Leia a portaria na íntegra:

    “PORTARIA Nº 611, DE 10 DE JUNHO DE 2016

    Suspende a realização de atos de gestão no âmbito do Ministério da Justiça e Cidadania.

    O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E CIDADANIA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 87, parágrafo único, incisos I e IV, da Constituição; o art. 27, inciso VIII, da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003; Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, e a Medida Provisória nº 726, de 12 de maio de 2016, resolve:

    Art. 1º Ficam suspensas, por noventa dias, as delegações de competência relativas à celebração de contratos, convênios e instrumentos congêneres, a nomeação de servidores, a autorização de repasses de quaisquer valores não contratados, a realização de despesas com diárias e passagens, e a realização de eventos, no âmbito do Ministério da Justiça e Cidadania, ressalvados os atos relacionados:

    I – a operações e atividades da Força Nacional de Segurança Pública;
    II – às ações de preparação e mobilização para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016;
    III – ao cumprimento de decisões judiciais;
    IV – à execução do orçamento impositivo; e
    V – à gestão da folha de pagamento de pessoal.

    Parágrafo único. A liberação de recursos financeiros para a execução de convênios e instrumentos congêneres ficará condicionada à autorização do Ministro de Estado da Justiça e Cidadania.

    Art. 2º O Ministro de Estado da Justiça e Cidadania poderá, durante o período de suspensão, autorizar a realização dos atos referidos no art. 1º.
    Art. 3º A suspensão de que trata esta Portaria não se aplica à Secretaria Executiva do Ministério da Justiça e Cidadania, ao Departamento de Polícia Federal e ao Departamento de Polícia Rodoviária Federal.
    Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
    ALEXANDRE DE MORAES”

    Moraes quer refugiados longe do Brasil

    Desde 2013, cerca de 2 mil sírios chegaram ao Brasil refugiados da guerra civil que atinge o país da Ásia Ocidental. Isso porque o governo passou a facilitar o ingresso deles, com um visto especial, mais fácil de obter, após uma negociação que teve início com o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão. A ideia era acolher cerca de 100 mil refugiados nos próximos cinco anos.

    A suspensão do acordo humanitário foi ordenada por Alexandre de Moraes, com aval do presidente interino Michel Temer. A determinação já foi comunicada a assessores e diplomatas. A iniciativa brasileira, que era considerada exemplar pelo Acnur (agência da ONU para refugiados), agora é repudiada.

    A maioria dos diplomatas europeus lamentam a decisão brasileira nos bastidores. A União Europeia já se posicionou sobre o assunto e afirma que segue disposta a tratar sobre tema com o governo interino brasileiro. Segundo a Organização Internacional para a Migração, 3,4 mil refugiados – muitos deles sírios – morreram afogados no ano passado ao tentar chegar à Europa pelo mar Mediterrâneo. Ao todo, cerca de 5 milhões de sírios deixaram o país desde o início da guerra civil. Trata-se da maior crise humanitária mundial dos últimos 70 anos.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas