Moradores do Grajaú protestam contra morte de jovens negros

    A manifestação, ocorrida na periferia de São Paulo, foi motivada pela morte do jovem Yago, assassinado com 6 tiros por um policial militar, em outubro

    Familiares, rappers e integrantes de movimentos sociais se reuniram neste sábado, 05, no Grajaú, zona sul de São Paulo, para protestar contra o assassinato de Yago Ikeda Barreto Pedrosa Araújo, de 16 anos, e pelo fim da violência contra a juventude negra e periférica.

    Yago foi assassinado com seis tiros, em outubro, quando voltava da casa da avó. Os tiros foram disparados pelo cabo da Polícia Militar, Evandro Gonçalves Xavier, que afirmou no 101º DP ter reagido a uma emboscada.

    “Eu gostaria que as pessoas que estão aqui se mexam, para que tenham tantas outras mães por aí afora chorando seu filhos mortos”

    Rosineide Barreto, mãe de Yago.

    IMG_8118

    O boletim de ocorrência repete a narrativa de boa parte das mortes cometidas por policiais contra jovens negros e da periferia. Segundo o cabo da PM, no momento em que era alvo de um assalto, ele percebeu que o suposto comparsa de Yago estava armado e que o adolescente, que estaria dando cobertura ao crime, atirou contra ele. Por isso, afirmou ter reagido.

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas