Áudio atribuído a PM critica ‘sociedade hipócrita’ por denunciar tortura

    Áudio é creditado ao coronel Márcio Oliveira, coordenador-geral de operações da PM piauiense, e trata de vídeo em que dois PM dão tapas e soco no homem, que está algemado e detido

    Dois policiais militares se revezando para bater em um homem detido e algemado dentro de uma delegacia em Piripiri, no Piauí, cidade 160 km da capital Teresina. As imagens mostram os policiais rindo e dizendo “tu não é ladrão” durante as agressões ao homem, acusado de roubar uma moto. Ele clama aos PMs que “não façam isso” e alega não ser ladrão. O caso, ocorrido no dia 9 de abril, repercutiu por conta de um vídeo compartilhado pelas redes sociais e gerou críticas sobre a “sociedade hipócrita”, conforme áudio creditado ao coronel Márcio, coordenador-geral da PM piauiense.

    A Ponte teve acesso a um áudio no qual a pessoa, identificada como coronel Márcio Oliveira, confirma o acontecimento do caso e alega que o vídeo foi gravado por uma das vítimas do homem, acusado pelo roubo. No áudio, a pessoa identificada como o coordenador-geral orienta os policiais a “não se apaixonem pelas ocorrências”.

    “Não tomem as dores das vítimas porque a nossa sociedade é hipócrita. A mesma sociedade que cobra do policial que haja com truculência, com violência no combate à criminalidade, é a mesma sociedade que vai apontar o dedo para o policial e deixar ele sozinho na hora de responder”, diz o coronel Márcio, segundo o áudio.

    Em seguida, há a defensa de que os PMs do Piauí sigam à risca os procedimentos e que essa situação sirva de exemplo para a corporação. “Então oriento aos policiais militares que, no momento em que você dá a voz de prisão, ele abaixou a arma e se entregou, você faz a contenção dele com uso de algemas, conduz até a polícia judiciária, faz o seu papel de policial. Recolhe arma, recolhe os objetos do suposto crime, conduz, repassa para autoridade policial civil, tudo tim-tim por tim-tim. Mas não se apaixone pela ocorrência, não tome as dores da vítima. Essa sociedade que pede que o policial mate, esfole e seja truculento com o criminoso, com o vagabundo, é a mesma que vai apontar o dedo para o policial”, entona.

    Segundo informações do G1, os policiais militares envolvidos no caso foram presos nesta quarta-feira (10/4) e serão ouvidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Ministério Público piauiense nesta sexta-feira (12/4).

    A Ponte entrou em contato com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Piauí para confirmar as informações e a veracidade do áudio creditado ao coronel Márcio, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. As seguintes perguntas foram feitas:

    – Qual ocorrência o homem estava envolvido?
    – Os PMs o prenderam em qual local?
    – Por qual motivo os PMs agridem o suspeito já detido e dentro de um DP?
    – O delegado do distrito fez algo para interromper as agressões?
    – Como o SSP e o governo do Estado avaliam a atitude dos PMs?
    – A dupla está sujeita à alguma sanção disciplinar?
    – Os dois seguem trabalhando no policiamento de rua?
    – A pasta e o governo consideram a ação dos policiais como tortura?

    PM da Força Tática dá um tapa no rosto do homem | Foto: Reprodução

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas