Bianca Santana: ‘Minha avó plantou o Brasil’

Em celebração ao Dia da Mulher Afrolatinoamericana e Caribenha e o Dia de Teresa de Benguela, a Ponte publica um trecho de Arruda e Guiné, novo livro da jornalista

Em 23 de fevereiro de 2022, minha avó Polu faria 103 anos. Ou 107, porque ela não sabia se tinha nascido em 1915 ou 1919. No registro, a data a comemorar era o 24 de fevereiro, mas depois que eu nasci em um 23 de abril ela adotou o 23 também. Não há um único dia que eu não lembre dela, desde que morreu em casa, por insuficiência respiratória, enquanto tentávamos recuperar o fôlego com exercícios de respiração aprendidos com a fisioterapeuta. Eu tinha dezenove anos de idade e aprendi que morrer pode ser sereno e bonito, mesmo por falta de ar. “A única certeza da vida é a morte”, ela repetia. “Pode ser branco, preto; rico, pobre, todo mundo usa o banheiro e um dia vai para debaixo da terra sem levar nada.” O importante é o que a gente deixa.

Tenho acompanhado grupos de WhatsApp com pessoas — quase todas brancas — que se propõem a salvar o Brasil. Em alguns, já fazem planos para assumir um novo governo que desejamos, mas que ainda precisa de muito para ser conquistado. Em outros, se esforçam para provar que são mais antirracistas e aliados do movimento negro que qualquer um. Gente que se dá importância de verdade. Uma coisa curiosa que eu gostaria de compartilhar com a avó Polu. Imagino a gargalhada, segui da por um “faz-se besta”. Se tem uma coisa que ela abominava era a petulância. E como poderia ter ensinado caso tivesse sido vista. Como as Polus invisíveis que lavam os banheiros de certos amigos antirracistas.

A população negra brasileira não tem direito a uma morte tranquila como a da minha avó Polu. Homens negros que buscam a segurança de um condomínio fechado podem ser baleados na porta de casa, afinal, parecem bandidos. E se na rua são retirados do carro para uma abordagem policial violenta que termina com sua execução na frente da esposa e dos filhos, a imprensa trata de levantar antecedentes criminais. Buscam justificativa para a execução? Em um país que não tem pena de morte nem depois de julgamento? O assassinato de jovens negros que acontecia a cada 23 minutos em 2010 tem sido mais frequente e se ampliado para homens mais velhos, para crianças, para mulheres, para jovens grávidas. E genocídio negro não tem antirracista que enfrente.

Sei que não é momento de brigar com aliado nem de deixar o cansaço se sobrepor à esperança, afinal, 2022. Mas o Brasil dos “coroné” que minha avó conheceu no sertão da Bahia ainda se sobrepõe ao Brasil feminista antirracista e liberto do colonialismo que tentamos fortalecer. As respostas para nossos problemas não estão em um conjunto de economistas brancos sentados ao redor de uma mesa, mesmo que sejam de esquerda. Estão nas Polus que produzem vida no campo e nas periferias das grandes cidades, mesmo que o mercado só ofereça migalhas e o Estado só ofereça morte para elas e seus filhos. Minha avó plantou as sementes do Brasil que a gente sonha. Como adubar para que floresça?

Trecho extraído do livro Arruda e Guiné, publicado em 2022 pela editora Fósforo

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas