Coletivo protesta contra agressão e lesbofobia no Metrô de SP

Julia Mendes, da Máfia das Minas, foi arrancada do banheiro feminino da estação Sapopemba ao ser confundida com um homem no domingo (10). “Eu exijo retratação”, diz mãe de uma colega de Julia no coletivo

Protesto contra lesbofobia em frente à estação Sapopemba do Metrô, na zona leste de cidade de São Paulo | Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

As integrantes do coletivo cultural Máfia das Minas reuniram cerca de 50 pessoas na noite desta quinta-feira (14/4) para protestar em frente à estação Sapopemba do Metrô, na zona leste da capital paulista, após um episódio de lesbofobia e agressão ocorrido no último domingo (10/4). Julia Mendes, 21, integrante da Máfia das Minas, foi confundida com um homem e retirada à força do banheiro feminino da estação por um segurança do Metrô, e sua colega de coletivo Maria Luiza recebeu um tapa de um segurança ao filmar a ação.

O protesto começou por volta das 18h30 com uma animada batucada e a leitura de um manifesto do coletivo Periferia Preta: “Gritamos para sermos ouvidas, nenhuma lesbofobia e qualquer outra violência contra a população LGBTQIA+ será silenciada. Por todas as Luanas que tiveram suas vidas apagadas. Por todas que sofrem e sofreram violências cotidianas. Não seremos silenciadas! Não seremos apagadas!”.

Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

Hosana Meira, 42 anos, mãe de Julia Silva, outra integrante da Máfia das Minas, comentou à reportagem indignada com a situação vivida pela filha e suas colegas. “Eu quero, eu exijo retratação do Metrô para essas meninas. Todas elas são potentes, e elas sabem disso. Porque elas têm mães que, diferentemente da minha época meus pais não tiveram condição de me explicar essa sociedade machista, homofóbica e racista que a gente vive, mas essas meninas sabem, e por isso que a gente está aqui”, afirma.

Fabio Pereira, da associação Amparar, conta que os manifestantes chegaram a formar uma comissão para ser recebida pelo Metrô, mas que os funcionários afirmaram que não poderiam fazer nada e direcionaram o grupo a buscar o setor administrativo da companhia, na estação Paraíso.

O protesto terminou por volta das 20h30 com a leitura de um jogral assinado pelo coletivo: “A Máfia das Minas, coletivo cultural da cidade de Mauá, repudia as agressões deferidas pelo @metrosp_oficial e convida a todas à reflexão sobre o ocorrido. Seria essa a última vez, dentre tantas outras que já ocorreram? Sabemos que não, visto que o aparelho repressor do Estado capitalista trabalha incessantemente pelo apagamento desses corpos e das mais diversas minorias”.

Ajude a Ponte!

Na terça-feira (12/4) o Metrô informou em comunicado que afastou o agente envolvido nas agressões e que “não compactua com ações discriminatórias”.

Veja mais fotos do protesto:

Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo
Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo
Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo
Foto: Daniel Arroyo / Ponte Jornalismo

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas