Imagens exclusivas de dentro da Ocupação São João

    Na terça-feira, 16 de setembro de 2014, a reintegração de posse da ocupação São João na esquina das avenidas São João e Ipiranga, no centro de São Paulo, desalojou o prédio onde viviam 800 pessoas desde fevereiro. Ponte foi o único veículo que acompanhou a operação de dentro do prédio. O resultado é esse registro em vídeo que mostra o lado que ninguém viu. Homens, mulheres e crianças acuadas. Caos, pânico, desespero e muita tristeza.

    Ponte Jornalismo

    Ficha técnica:
    Fotografia e Reportagem: Rafael Bonifácio e Caio Palazzo
    Colaborou: Maria Carolina Trevisan
    Edição: Dani de Lamare

    Leia a cobertura completa: Reintegração de posse leva caos e sofrimento ao centro de SP 

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    21 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    Cláudia
    Cláudia
    9 anos atrás

    Cara que tristeza que isso me da!

    Margareth Bravo
    Margareth Bravo
    9 anos atrás

    Que situação tenebrosa! Que traumático para essas crianças! Que mundo estamos vivendo que seres humanos são tratados dessa forma? Parabéns por registrarem mais esse caso de injustiça. Esse material pode ser útil para os ocupantes, quem sabe? Muito triste!

    Samara
    Samara
    9 anos atrás

    Ao ver o video notasse uma coisa muito importante na frase do ouvidor geral, quem é responsável pela desocupação não é a PM nem o Bope e sim a justiça, (justiça?) mas se pergunta não ouve uma negociação e sim uma amenização, (amenizar? expondo crianças, deficientes em tal situação, onde tiveram que sair pela janela, para poder sair para outro prédio uma vez que a policia impossibilitava a saída pela porta. Vivemos realmente num país democrático onde tem muito na mãos de pouco e onde o trabalhador não consegue ter um lugar digno para poder morar com sua família.
    Vem o governo com as ferramentas e manda derrubar onde mais um dia poderia ser um lugar pra MORAR.
    Abre o olho, pois dia de eleição vem ai e promessas são inúmeras mas pessoas com carater para nos representar não são tantas, vamos escolher direito em quem votar. Sinto vergonha da polícia que acha que é parte do sistema, mas são tão “pau mandados” que nem sabem o que fazem e acham muito lindo descer o sarrafo como gritavam ou jogar a cadeira de roda no lixo como apareceu no video.

    Fátima Cruz
    Fátima Cruz
    9 anos atrás

    Um verdadeiro show de horrores organizado, mais uma vez, pela falta de tato na administração do governo atual. Keep Alckmin e vocês vão ver onde é que esse descaso vai parar (se é que dá pra piorar, né?)

    Giovanna
    Giovanna
    9 anos atrás

    O vídeo não está mais disponível!! Como assim?

    roxana valadao
    roxana valadao
    9 anos atrás

    Eu me solidarizo com os homens, mulheres e crianças da ocupação São João e estou indignada por vê-los acuados, deseperados, em pânico, nececessitando de um lar como todos nós necessitamos, porque o lar é o núcleo de nossas vidas e só a partir dele podemos nos estruturar; tomara que todos os que têm a tranquilidade de um teto se lembrem disto.

    9 anos atrás
    Responder a  Giovanna

    Giovanna, está no ar sim. Se tiver problemas para visualizar, me avise!

    ED
    ED
    9 anos atrás

    Onde está o governo do PT da dona Dilma e seu Lula que iria governar para os pobres e só sabe roubar a Petrobrás dá milhões para modernizar Porto de Cuba, compra refinaria com preço superfaturado pra meter a mão no dinheiro do povo.

    Rafael Costa
    Rafael Costa
    9 anos atrás

    Não estou conseguindo visualizar, há hospedagem do vídeo em outro canal?

    9 anos atrás
    Responder a  Rafael Costa

    Rafa, ele não é autorizado para celulares, em computadores tá funcionando.
    É uma restrição por direitos autorais da trilha utilizada.
    Abraço.

    Paulo Marcelo
    Paulo Marcelo
    9 anos atrás

    Houve um processo para a compra que não logrou exito, devido a diferenças de valores entre prefeitura x proprietários x justiça.
    Todos que ali estavam sabiam disso, com o termino do processo também sabiam que deviam desocupar, mas se mantiveram dentro do imóvel.
    Quem impediu a saída do prédio foram os próprios ocupantes com barricadas e não a policia tanto que se vê o ônibus do choque fazendo a derrubada da barricada.
    Pode-se ver também homens e mulheres com paus, pedras e fogos de artificio jogando em direção a policia, se não queriam briga, que obedecessem a ordem de desocupação, mas é muito mais fácil se colocar de vitima.
    Se todos tem “direito” a moradia, também tem obrigação e dever de cumprir as leis e a justiça, seu direito termina aonde começa o do outro.

    sheng
    9 anos atrás

    É triste ver isso mas a pergunta que não quer calar é de onde eles vieram, como vieram, quem os trouxe e quem foi responsável pela essa situação, com certeza não fui eu e nem vc mas que tem um grupo de aproveitadores que manipula essa massa de gente pobre para algum proveito, acredito que o “buraco” é mais profundo do que a gente está vendo.

    Célia Carvalho
    Célia Carvalho
    9 anos atrás

    É realmente muito triste e aterrador assistir essas cenas,são muitos comentários também, a favor ,contra,mas o que nos intriga mesmo é como essa situação chegou a esse ponto.Como disse a senhora entrevistada,”não queremos destruir nada, trabalhamos e precisamos ter um lugar decente onde morar é para isso que estamos lutando”.Aí eu me lembrei da minha mãe, que tinha um único e antigo sonho,a casa própria, sonho esse que é claro ela não conquistou,viúva,pensionista,com renda suficiente praticamente para alimentação e com minha ajuda e dos meus irmãos,conseguir pagar um parco aluguel, em lugar bem longe de onde todos trabalhavam,na é poca nem ajuda para passagem existia.Porque eu estou narrando isso,lá se foram 30 anos e a coisa não mudou, a situação permanece o mesmo pobre de 30 anos atrás continua na mesma situação e ainda pior pois são usados como massa de manobra para interesses de outros.A única e fundamental diferença é que eles lutam,reivindicam,ainda que com sofrimento e a humilhação pelos quais passam.Pelo menso eles gritam.

    Larissa
    Larissa
    9 anos atrás
    Responder a  ED

    Meu querido, a decisão de reintegração foi da justiça paulista. O responsável por isso é o governo estadual, PSBD no caso

    Larissa
    Larissa
    9 anos atrás
    Responder a  Paulo Marcelo

    “Se colocar e vítima” é ótimo. Tente você viver em uma classe social que não te proporciona oportunidade nenhuma, longe da sua casinha de classe média que você recebeu de berço e argumente se você não é vítima desse sistema.

    Leandro Marinheiro
    Leandro Marinheiro
    9 anos atrás

    Mulheres crianças e deficientes tratados como lixo, nem em rebelião em presídio a truculência é tamanha, vergonha de um país em que os governantes resolvem problemas sociais com a força policial.

    Neto
    Neto
    9 anos atrás
    Responder a  Larissa

    Quais são as políticas públicas de moradia do Município de São Paulo, da Prefeitura do Haddad? Quanto dos investimentos feitos até agora não poderiam ter sido feito na área da moradia urbana? O governo federal, do PT há 12 anos, poderia ter contribuído com a Prefeitura do Haddad para assegurar e/ou mobilizar políticas de moradia urbana para essas pessoas? Ou, mesmo sem a participação da Prefeitura? É muito leviano atribuir isso ao governo do Estado porque, no papel, o governador é responsável pela polícia ostensiva – que, diga-se, deu apoio à execução de uma ordem do Judiciário, que é (em tese) completamente independente do Executivo do governo do Estado, apesar dos pesares. Eu acho essa cena horrível, acho que situações como essa não poderiam prevalecer. Mas esse discurso partidarista que coloca o fantasma da especulação imobiliária como responsável, diretamente, por essa situação, e se omite quando o assunto é a omissão do estado… não dá pra engolir.

    Paulo Marcelo
    Paulo Marcelo
    9 anos atrás
    Responder a  Larissa

    Larissa:
    A minha casinha de “classe média” trabalhei arduamente para consegui-lá, não ganhei de ninguém e ainda assim se tivesse ganho haveria algum crime? Então pelo seu raciocinio se você comprar uma casa, você não dará ela para seu filho (a), deixará para caridade?
    Sou vitima, melhor refém, de uma ideologia socialista e de estado paternalista com dinheiro alheio arraigada neste país, vá sentir na pele a realidade na china, na Coréia do norte e em cuba, veja as maravilhas do socialismo e comunismo.
    O estado tem ajudar sim, mas por um período curto. O estado tem de investir em infraestrutura, educação para que aquele que necessita da ajuda do Estado saia o mais rapido possivel.
    Agora tem brasileiro que procura barranco para morrer encostado.

    Paulo Marcelo
    Paulo Marcelo
    9 anos atrás
    Responder a  Larissa

    Larissa:
    Você conhece a teoria de Montesquieu, a qual é base da sociedade mundial? Divisão de poderes (legislativo, Executivo e Judiciário) aonde os três são autônomos.
    O governo do Estado é do PSDB o juiz não, porque ele pertence ao judiciário e não ao executivo.
    Esse raciocínio estreito é que prejudica a democracia, porque muito se fala “tenho direitos” mas não querem cumprir com suas obrigações e deveres como preconiza a constituição brasileira.

    marcio ramos
    marcio ramos
    9 anos atrás

    Nada de novo né Ponte??? Só mudou a musiquinha… uma merda mesmo.

    moggfanatico
    moggfanatico
    9 anos atrás

    quando essas criança cresce e vai meter pipoco nos pm nem vão lembrar que é culpa do estado

    mais lidas