Escrito por jovens jornalistas, Mestres da Reportagem reúne a memória da reportagem no Brasil

Novo volume da série tem o prefácio de Lúcio Flávio Pinto. Em comemoração aos 10 anos do projeto, editora e organizadora disponibiliza o volume I para download gratuito em parceria com a Ponte

Depois do primeiro lançamento em 2012 e de duas obras publicadas em 2018, a série de livros Mestres da Reportagem chega ao seu quarto volume, com dez anos de existência. Organizada pela jornalista e professora de jornalismo Patrícia Paixão, com a coautoria de estudantes e jornalistas formados em diferentes instituições de ensino do país, a série é voltada a registrar a carreira de grandes nomes do nosso jornalismo e destrinchar bastidores de reportagens emblemáticas, que mudaram realidades brasileiras.

O volume IV, que será lançado no próximo dia 9 de abril, às 14h, no auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, traz como entrevistados André Tal, Andrea Dip, Angelina Nunes, Antonio Carlos Fon, Caê Vasconcelos, Chico Felitti, Chico Otávio, Cláudia Collucci, Elaíze Farias, Fabiana Moraes, Fátima Souza, Flávia Oliveira, Josmar Jozino, Juca Guimarães, Julio Maria, Lúcio Flávio Pinto, Marcelo Leite, Marilu Cabañas, Rose Nogueira, Sérgio Gomes e Vitor Hugo Brandalise.

Antonio Carlos Fon, Sérgio Gomes e Rose Nogueira foram presos e torturados pela ditadura militar. Fon foi autor da histórica reportagem “Descendo aos porões”, publicada em 21 de fevereiro de 1979, na revista Veja. O texto desnudou os órgãos de segurança do regime militar, mostrando seu modus operandi e as formas de tortura que eram praticadas. Sérgio Gomes ficou detido no mesmo local onde Vladimir Herzog foi assassinado e hoje integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Rose Nogueira dividiu cela com a ex-presidenta Dilma Rousseff no Presídio Tiradentes (na “torre das donzelas”) e também era amiga de Herzog. Ela foi separada de seu bebê de apenas um mês, quando estava em período de puerpério.  

Fatima Souza e Josmar Jozino foram fundamentais na descoberta de uma das principais organizações criminosas do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital). O livro ainda traz os jornalistas da Folha de S.Paulo Marcelo Leite, Chico Felitti e Cláudia Collucci, e um dos maiores nomes na cobertura da Amazônia no Brasil e no mundo, o jornalista Lúcio Flávio Pinto, responsável também pelo prefácio da obra.

Em 2020, a série Mestres da Reportagem venceu como melhor projeto de “Atividade de Extensão” do país no prêmio promovido pelo 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Os livros do projeto constam em diferentes bibliográficas básicas e complementares de várias instituições de ensino.

“Desconheço outra iniciativa voltada a documentar, de forma sistemática, a vida e a obra daqueles que se dedicam à reportagem no Brasil, e com o intuito paralelo de contribuir com a carreira de estudantes, proporcionando a chance de serem coautores de um livro, antes mesmo de se formarem”, destaca a professora Patrícia Paixão. O projeto já deu oportunidade a mais de 100 estudantes e jovens jornalistas assinarem as 94 entrevistas como coautores nos quatro volumes.

De acordo com a docente, muitos alunos que participaram como coautores do volume I hoje são potenciais entrevistados dos próximos volumes (o livro V está em andamento). “Alguns daqueles pupilos que em 2012 estavam no papel de entrevistadores no Mestres I hoje figuram com destaque na área, com reportagens que abordam diferentes problemas da nossa sociedade e com prêmios e outras formas de reconhecimento.”

Em comemoração aos dez anos da série, Patrícia e os demais coautores resolveram disponibilizar gratuitamente, a partir da data de lançamento, o download do volume I. Os assinantes da newsletter da Ponte receberão antecipadamente o arquivo com o ebook até 4 de abril. Parte dos direitos autorais do livro IV será doada à organização não-governamental Conectas Direitos Humanos.

Assine gratuitamente a news da Ponte até 4 de abril para receber o volume 1 da série

O lançamento no Sindicato dos Jornalistas contará com um debate entre os coautores, o público e alguns dos jornalistas entrevistados sobre o tema “Reportagem e democracia: o papel do repórter frente aos ataques de ontem e hoje”.

A partir desta quinta (31/3), o novo volume de Mestres da Reportagem estará em pré-venda no site da editora In House. Os demais volumes que compõem a série também estão disponíveis para compra. Eles reúnem repórteres como os fundadores da Ponte, André Caramante, Fausto Salvadori, Laura Capriglione, Tatiana Merlino e Bruno Paes Manso e os jornalistas Sônia Bridi, Geneton Moraes Neto, José Hamilton Ribeiro, Marcelo Canellas, Ricardo Kotscho, Eliane Brum, César Tralli, Ernesto Paglia, Elvira Lobato, Adriana Carranca, Agostinho Teixeira, Valmir Salaro, Renasto Lombardi, Luiz Carlos Azenha, Gerson de Souza, José Arbex Jr, Roberto Cabrini, Paula Scarpin, Regiani Ritter, Audálio Dantas, Clóvis Rossi, Fernando Rodrigues, Daniela Arbex, Francisco José, Vinicius Sassine, , Leonencio Nossa, Mauro Naves, Rubens Valente, Heródoto Barbeiro, Silvia Bessa, Abel Neto, Tai Nalon, Katia Brasil, Leonardo Sakamoto, Denise Fon, Vladimir Neto e Zuenir Ventura.

Lançamento na Semana do Jornalista

O dia 9 de abril, escolhido para o lançamento do volume IV da série Mestres da Reportagem, contará com outro evento emblemático, que faz parte da semana de comemoração do Dia do Jornalista (7 de abril). Também no sábado, dia 9, às 11h da manhã, o Instituto Vladmir Herzog em parceria com a Oboré e outras entidades farão um ato histórico na Praça Memorial Vladimir Herzog.

Serão inaugurados 11 painéis com os nomes dos 1004 jornalistas que subscreveram o manifesto “Em nome da verdade”, questionando o relatório divulgado pelo regime militar em 15/12/1975, que dizia que Herzog havia se suicidado. O documento foi publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 1976. Além da instalação dos painéis, será realizada na mesma manhã a cerimônia de entrega do Troféu Audálio Dantas “Indignação, Coragem e Esperança” para Julian Assange (que receberá a homenagem por intermédio de um representante) e para os jornalistas que participaram do consórcio de veículos que durante a pandemia fez o papel que era do governo de quantificar e organizar os dados relativos a contaminados e mortos por Covid-19. 

Ajude a Ponte!

O troféu é uma iniciativa da família Dantas, do projeto Repórter do Futuro e de centros acadêmicos. A organização e os coautores da série Mestres da Reportagem participarão desse evento, antes do lançamento do livro, e o recomendam ao público.

AGENDA DO DIA 9 DE ABRIL DE 2022:

Parte da manhã:

Inauguração dos painéis em homenagem aos jornalistas que subscreveram o manifesto “Em nome da verdade” e entrega do Troféu Audálio Dantas

Horário: 11h

Local: Praça Vladimir Herzog (atrás do prédio da Câmara Municipal de São Paulo)

Parte da tarde:

Lançamento do volume IV da série Mestres da Reportagem

Horário: das 14h às 18h

Local: Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Rua Rêgo Freitas, 530 – República, São Paulo

Correções

Uma versão anterior deste texto informava que o jornalista Josmar Jozino seria fundador da Ponte Jornalismo, o que não é verdade. A informação foi corrigida às 14h38 do dia 31/3/2022.

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas