Famílias de movimento sem-teto desocupam mansão na zona sul de São Paulo

Cerca de 40 pessoas do movimento sem-teto Terra Livre ocuparam uma mansão em bairro rico da capital paulista e foram retiradas pela Polícia Militar em menos de 24 horas

Quadra de tênis do imóvel ocupado | Foto: Daniel Arroyo/Ponte

Uma mansão de mil metros quadrados foi ocupada por famílias sem-teto do movimento Terra Livre na madrugada deste domingo (28/10), no Morumbi, bairro rico da zona sul de São Paulo. A alegação do movimento para realizar a ocupação é que o imóvel, localizado na Avenida Lineu de Paula Machado, está abandonado e, portanto, não cumpre função social.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

Apesar do clima de tensão durante a ação, em menos de 24 horas da ocupação, a PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) retirou os ocupantes de forma pacífica, após negociação com lideranças.

PMs durante a ação | Foto: Daniel Arroyo/Ponte

Segundo o movimento, o imóvel, com piscina e quadra de tênis, estava desocupado há 8 anos. Eles confirmaram para a reportagem que fizeram um monitoramento pelo Google Maps e perceberam que, em 8 anos, muitas das áreas da casa estavam evidentemente inativas. A piscina, por exemplo, não mudou, estava cheia de musgo.

Piscina do imóvel | Foto: Daniel Arroyo/Ponte

Inicialmente, o movimento informou que havia ocupado o imóvel na noite de quinta-feira (25/10). No entanto, o caseiro garantiu que o grupo entrou de sábado para domingo.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

O dono do imóvel alegou que comprou a mansão há 2 anos e pretendia fazer uma reforma, mas precisava de um atestado da prefeitura de São Paulo, que não foi emitido e, por isso, ficou impedido de mexer na casa. Sem se identificar para a reportagem, o homem se limitou a dizer que temeu perder o imóvel para o movimento de ocupação. Por essa razão, quando foi informado do ocorrido, fez questão de levar a escritura para comprovar a propriedade.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

Comentários

Comentários

Colabore com a Ponte!

Enviar um comentário

Contribua com a Ponte

Clique para doar

Catarse

feito por F E R A