Festival promove atividade artística com catadores de material reciclável

    Carroças de trabalhadores foram pintadas durante ação social realizada no Festival Ubuntu de música negra
    ubuntu 1
    Projeto ‘Pimp my Carroça’ quer dar visibilidade aos catadores/ Fotos: Ana Paula Alcântara |Ponte Jornalismo

     

    “Eu sou quem sou, porque somos todos nós”. Esse é o significado da expressão africana Ubuntu, que dá nome ao festival de música negra, ocorrido no último domingo (7/12). O evento musical que fez parte da segunda edição da Semana Internacional de Música de São Paulo também celebrou os cinco anos da empresa artística Laboratório Fantasma.

    Para além do festival de música, a edição deste ano procurou proporcionar transformações sociais na vida de alguns catadores de material reciclável que atuam na região norte de São Paulo.

    Depois de participar de um clipe do Rael (Diferenças), a equipe do Laboratório Fantasma entrou em contato com a Pimp My Carroça- projeto social que visa tirar os catadores da invisibilidade por meio da arte e mostrar à sociedade a importância do trabalho que fazem- para levar um pouco do projeto para dentro do festival Ubuntu. A ideia começou com a pintura de duas carroças pelo grafiteiro Mundano. Se transformou em uma campanha de crowdfounding que arrecadou R$ 2.550 permitindo que quatro carroças fossem pintadas durante o festival pelos artistas Buda, Mundano, Shock e Snek.

    Segundo a equipe da Pimp My Carroça, os catadores foram selecionados previamente, em um trabalho de campo que levou a equipe a um ferro velho próximo ao local do festival, no bairro de Santana, zona norte da capital. “Lá, a própria dona do ferro velho, Dona Iraci, que já conhece muitos dos catadores da região, nos indicou aqueles que achou que precisavam mais. Foram os catadores David Pedro (Bahia), Eleandro, Carioca e Alex”.

    Cada ação feita com o Pimp My Carroça reforça ainda mais a importância do trabalho que está sendo feito com os catadores. A reforma da carroça, inclusão de acessórios e a pintura, além de dar mais segurança, ajudam a tornar visível o que antes estava invisível. Os catadores passam a ser reconhecidos, valorizados e com a carroça ‘pimpada’ chamam a atenção das pessoas que circulam nas ruas e trazem o tema da reciclagem à tona. Para a equipe é extremamente gratificante ter a oportunidade de contribuir com o trabalho de cada catador.

    ubuntu 3

    Participação coletiva

    O Pimp My Carroça é um movimento social, cultural e ambiental que tem como objetivo dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis por meio da arte e da participação coletiva. A proposta é fazer uma reforma estrutural e instalar itens de segurança nas carroças, que depois são pintadas por artistas e grafiteiros. Além disso, os catadores passam por atendimentos nas áreas de saúde e bem-estar em um dia de muita música e vivência cultural.

    O movimento, que já realizou ações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba atendendo mais de 170 catadores, acredita que valorizar e reconhecer o trabalho desses agentes ambientais é o primeiro passo para melhorar a qualidade de trabalho, trazer o tema para debate e claro, chamar a atenção das pessoas para a importância da destinação correta dos materiais recicláveis.

    Depois de pedidos para levar o Pimp My Carroça para inúmeras cidades, eles abriram o Canal Pimp (canalpimp.catarse.me) e criaram o PIMPEX!, que são mini-edições, onde qualquer um pode escolher um catador, inscrevê-lo no canal, ser responsável pela captação de recursos e, se for aprovado, ganhará um KIT PIMPADOR com tudo que precisa para pimpar a carroça junto ao catador (como retrovisores, adesivos, buzina, camiseta, faixa refletiva e muito mais). Mais informações >> www.pimpmycarroca.com

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas