GCM é suspeito de ataque homofóbico em shopping

    “Todos os viados vão morrer”, ouviu ator ao ser espancado; vítima levou nove pontos na cabeça

    Medeiros após ser agredido | Foto: Facebook

    João Pedro Medeiros, 23 anos, foi agredido com coronhadas na última segunda-feira (12/2), enquanto lavava as mãos no banheiro do Shopping Pátio Higienópolis, na região central da cidade de São Paulo. O ator, que levou nove pontos na cabeça, conta que foi surpreendido pelo agressor, que deixou claro seu ódio contra homossexuais.

    “Ele gratuitamente disse que todos os viados vão morrer”, recorda em seu relato no Facebook. “Infelizmente isso me despertou algo que nunca imaginaria que pudesse despertar: uma mistura de medo e pavor”, lamenta. Ele relata que nunca havia sofrido nenhuma violência relacionada à sua orientação sexual. Medeiros registrou Boletim de Ocorrência no 77º Distrito Policial, em Santa Cecília.

    O ativista LGBT Agripino Magalhães, que a acompanha o caso, relatou à Ponte que o suspeito da agressão teria sido identificado como um guarda civil municipal de Guarulhos, na Grande SP. “De acordo com informações de anônimos que trabalham no shopping, ele faz bicos no estabelecimento”, diz.

    A informação não foi confirmada pela Polícia Civil nem pelo shopping. Em nota, a Polícia Civil informou que “o caso é investigado por meio de inquérito policial” e que “as imagens das câmeras de segurança do shopping foram analisadas”. Os policiais também esclareceram que “o autor foi identificado e será indiciado por injúria real. Até o momento, o suspeito não se apresentou na Polícia Civil”.

    Medeiros após ser agredido | Foto: Facebook

    Em nota, a Prefeitura de Guarulhos informou que aguarda a apuração dos fatos. “Ressaltamos que o GCM não estava no município e também não prestava serviço para a corporação nesta data”, afirmou.

    Segundo Magalhães, um advogado da vítima pretende entrar com uma ação contra o shopping e o Estado por conta da agressão.

    A assessoria do Shopping Pátio Higienópolis informou que não compactua com qualquer tipo de violência e esclareceu que “o cliente foi imediatamente atendido pela equipe de primeiros socorros e levado para o hospital”. Por fim, reforçou ainda que já encaminhou as imagens para as autoridades competentes e segue colaborando para a solução do caso.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas