Gestante, companheira de jovem morto durante farsa de PMs da Rocam recebe doações em ato

    Segundo a família, Regis da Silva levou seis tiros por ter ficado com medo de parar moto. PMs mentiram sobre ele estar armado

    Jovem levou seis tiros da PM / Foto: Arquivo pessoal

    Familiares e amigos de Regis Félix da Silva, 23 anos, se reuniram no final da tarde deste sábado (29/04), na Vila Santo Antônio, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, para arrecadar doações para a mulher do rapaz, que está prestes a dar à luz uma menina — parto está previsto para o começo de maio.

    Regis, que trabalhava como carregador de mercadorias na região do Brás, zona leste de São Paulo, foi baleado na tarde do dia 13 de abril, a 300 metros da casa onde morava com a esposa e um filho de três anos, em Ferraz de Vasconcelos. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Ferraz de Vasconcelos, mas não resistiu aos ferimentos.

    Segundo James Alves dos Santos, cunhado do jovem, Regis estava com alguns amigos na rua onde a família mora, esperando o sobrinho fechar o salão de cabeleireiro para irem jogar futebol, quando passou um amigo passeando de moto e perguntou se o jovem queria dar uma volta. O rapaz aceitou andar com a Kawasaki 600 de cor vermelha.

    Ainda de acordo com James, depois de ter dado cerca de duas voltas com a moto no bairro, policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) tentaram o abordar. “Ele não parou porque a moto não era dele, ele estava sem capacete, e ficou com medo de ter que pagar algo para o dono”, explicou o cunhado.

    Poucos minutos depois de passar em frente à casa onde morava, o jovem foi baleado seis vezes pelo cabo da Polícia Militar Ricardo Briches: nas costas (um tiro), virilha (um tiro) e barriga (quatro tiros).

    O vídeo abaixo, feito por moradores, mostra que PMs de duas motocicletas da Rocam tentaram impedir que os amigos e parentes chegassem perto do rapaz ferido. Nas imagens ainda é possível ouvir reclamação de moradores sobre o uso de spray de pimenta.

    Em depoimento à Polícia Civil em Ferraz de Vasconcelos, o cabo Briches afirmou que estava junto com o soldado Fabiano Rodrigues Catarina, perseguindo a moto composta por Regis e uma outra pessoa na garupa. O PM ainda disse que pelo menos um deles estava armado.

    No entanto, pessoas que presenciaram a perseguição afirmam que o jovem estava sozinho na moto. Imagens de câmera de segurança desmentem os militares e mostram o jovem sozinho na motocicleta, perseguido por duas motos da Rocam.

    Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), administrada pela empresa terceirizada CDN Comunicação, não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta reportagem.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas