Incêndio atinge Mata Atlântica e coloca aldeias indígenas em risco

    Fogo afeta área extensa no Pico do Jaraguá, na zona norte da cidade São Paulo; indígenas tentam combater incêndio mesmo sem água

    Indígenas do Pico do Jaraguá, zona norte da cidade de São Paulo, combatem desde as 11h deste domingo (21/6) incêndio na Mata Atlântica próximo à aldeia. O Corpo de Bombeiros deixou o local no começo da noite.

    Ao longo do dia, a tropa usou caminhões para combater os focos de incêndio. Contudo, deixaram o local à noite.

    Leia também: Depois de 9 horas de resistência, indígenas Guarani desocupam terreno em SP

    “Está pegando fogo e ninguém vai fazer nada para nós?”, questiona um morador, em vídeo publicado no Twitter pelo jornalista Vinícius Lima. “Pressiona os políticos”, diz.

    Vídeos recebidos pela Ponte mostram a situação durante o dia e depois que escureceu. Um dos moradores mostra as chamas. “[O fogo] Está muito alto”, relata.

    https://twitter.com/spviniciuslima/status/1274845582369206272

    A enfermeira Carolina Borges, que atua na aldeia, conta que os bombeiros disseram não poder usar o helicóptero de suporte no período noturno. Por conta disso, foram embora.

    “O fogo pegou a Mata Atlântica preservada, está indo sentido aldeia do Itakupé”, detalha. A profissional detalha que há seis aldeias na região.

    A Ponte mostrou a resistência de parte dos indígenas que ocupam o terreno da Tenda, empresa do ramo imobiliário. Parte do terreno em que vivem os índios é de interesse da empreiteira para a construção de pelo menos 800 apartamentos.

    No final de maio, a nossa reportagem noticiou o descumprimento da ordem judicial de não realizar obras na área em disputa. Os indígenas Guarani Mbya relataram a presença de maquinário no local.

    Construa a Ponte!

    A profissional conta que há cerca de 62 pessoas morando neste pedaço da aldeia. Com o fogo, o encanamento que abastece o local se rompeu, deixando a área sem água.

    Pelo Twitter, o Corpo de Bombeiros explicou, às 18h38, que as viaturas na aldeia estavam voltando para o batalhão.

    “Os trabalhos estão sendo finalizados pelo local. Intenso trabalho para os homens do Corpo de Bombeiros que atenderam esta ocorrência. Parabéns a todos pelo empenho”, diz a publicação.

    No entanto, a enfermeira explica que o foco de incêndio estava longe de ser apagado. “Os próprios indígenas fazem o combate agora com vassourinhas feitas com as árvores”, afirma.

    A Ponte questionou o Corpo de Bombeiros sobre a ação no Pico do Jaraguá e aguarda uma resposta.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas