Jovem relata como foi sessão de tortura na “salinha” da CPTM

    Jovens contam que seguranças fizeram falsas acusações, deram socos e mexeram no celular de um deles, vendo fotos e mensagens

    Seguranças da CPTM ameaçaram os jovens
    Seguranças da CPTM arrastam jovem na Barra Funda (Reprodução)

    A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) afastou seis agentes de segurança que trabalhavam no Terminal  Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.

    A companhia abriu um processo interno para investigar a denúncia de dois irmãos gêmeos que foram levados para uma “salinha” dentro da estação e ameaçados pelos agentes, um dos gêmeos foi agredido com socos no baço. Ouça o áudio.

    Antes de serem levados para a “salinha”, onde foram separados, os irmãos, de 22 anos, foram arrastados com truculência pelo saguão da estação, na noite do dia 6 de junho, terça-feira. Os agentes foram afastados na quinta-feira, dia 8.

    Um dos irmãos conta que, dentro da “salinha”, os agentes jogaram as coisas que estavam dentro da sua mochila no chão. De acordo com o jovem, os seguranças pegaram o celular dele, pediram a senha e vasculharam as fotos e mensagens.  “Um deles, que eu não sei o nome, mas posso identificar, pediu duas vezes para eu colocar a mão na cabeça. Eu colocava a mão na cabeça e tomava um soco no baço“, disse.

    O jovem contou que os seguranças o acusaram, injustamente, de ser usuário de drogas. “Disseram que uma garrafa de água era lança-perfume e fizeram eu beber”.

    A sessão de tortura dentro das dependências da CPTM durou aproximadamente vinte minutos. “O chefe da segurança deles falou bem claramente assim, bem específico, que se eu contasse para alguém o que tinha acontecido ali, eu ia tomar um pau”.

    Os jovens disseram ainda que foram gravados pelos seguranças, um pouco antes de serem liberados da “salinha”. Segundo os dois, o intuito era produzir uma prova de que não houve agressão. As imagens gravadas em vídeo pelos seguranças, de acordo com o rapaz, foram feitas na hora em que ele recolhia os seus pertences do chão.

    Como começou

    Um dos irmãos, que é estudante universitário, explicou que estava dentro da estação na terça-feira, quando viu os seguranças dando uma gravata e arrastando um jovem.

    “Fiquei chocado com a cena e cheguei perto. Daí eu vi que era o meu irmão”, disse. Segundo o universitário, a confusão começou porque o irmão queria ir ao banheiro e foi impedido por um funcionário.

    O rapaz tentou apaziguar a situação e acalmar o irmão, mas os seguranças insistiram em levar os dois para uma “salinha” na parte interna do terminal. Os irmãos se recusaram a ir com os seguranças. “Eram uns seis ou sete com cacetes e gás de pimenta, a gente não queria ir com eles porque poderíamos apanhar muito. As pessoas em volta perceberam o abusos e começaram a gritar para que nós dois fôssemos liberados”, disse o rapaz universitário.

    A confusão aumentou e os dois irmãos foram levados à força para a “salinha”. Dezenas de passageiros acompanhavam a ocorrência e começaram a gravar vídeos e a chamar os seguranças de racistas.

    Cerca de 30 pessoas permaneceram no local até a liberação dos dois irmãos.  Os dois foram acompanhados pelos seguranças e tiveram que deixar a estação.

    “O meu irmão me contou que a confusão começou do nada. Ele queria ir ao banheiro e não podia mais entrar. Daí ele ficou bravo e foi até o corredor da baldeação e lá ele conversou com a funcionária do atendimento ao passageiro, que deixou ele sair para ir até o banheiro da área externa. Quando ele voltou, essa mesma funcionária liberou a entrada dele novamente no Metrô e ele foi para o saguão da CPTM, passando de novo pelo corredor da baldeação, como todo mundo faz. Nessa, os seguranças viram ele voltando e agarraram ele, exigindo que ele pagasse uma nova passagem. Daí começaram a dizer que ele estava alterado e deram a gravata nele. Foi quando eu apareci”, resumiu o universitário.

    Outro lado

    A CPTM esclareceu que, para evitar atos de vandalismo, o uso do banheiro da estação é controlado a partir das 22h (os trens circulam até 23h50). A companhia também divulgou uma nota sobre o caso.

    ‘A CPTM não admite qualquer ato de violência durante o exercício da função dos agentes de Segurança próprios e terceirizados. A Companhia abriu investigação interna para esclarecer a ocorrência na Estação Palmeiras-Barra Funda, na noite de terça-feira, 6, e afastou os agentes envolvidos até a conclusão da apuração.

    Caso seja comprovado abuso de poder e excessos cometidos durante a ação, serão tomadas as medidas administrativas cabíveis.

    As equipes de segurança própria e terceirizada passarão por curso reciclagem para aprimorar o atendimento ao público’.

    Seguranças da CPTM ameaçaram os jovens
    Seguranças da CPTM ameaçaram os jovens (Reprodução)

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas