Para entender a África, um festival de filmes do continente

    Terceira edição do “Mostra África Hoje”, festival exclusivamente de filmes africanos, homenageia Nelson Mandela

     

    MOSTRA1A terceira edição do festival procura apresentar a diversidade dos 57 países do continente. “África Hoje”, que começou nesta quinta-feira, 20/11,  é a primeira mostra exclusiva de documentários africanos realizada no Brasil. As edições anteriores já passaram pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Salvador.

    A missão do evento é evidenciar ao público que o continente está geograficamente no centro do Universo mas, à margem da sociedade mundial. Fato real, triste e injusto para a região que é considerada o ninho da civilização. Segundo a curadora da mostra, Luciana Hees, a diversidade e contemporaneidade, entretanto, são resultado da história, do passado. “A Mostra África Hoje preocupa-se em incluir na programação documentários que ampliem a compreensão desse continente — é preciso mostrar “o quê” e “o porquê””, diz. “Com esta visão pesquisamos e selecionamos documentários nem sempre “fresquinhos”, mas com muito conteúdo, com informações que contribuem para a compreensão e para o conhecimento deste universo. E tão importante quanto conhecer mais a “África” é percebemos que o processo de conhecer os outros é parte também do processo de conhecermo-nos a nós mesmos.”

    Neste ano, a mostra realiza também uma justa homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela. Por isso, um dos destaques da programação é uma biografia do político, que morreu no ano passado. A mostra selecionou 17 documentários que contam a história do continente, seus heróis e sua cultura pelo olhar de cineastas africanos.

    Confira a programação:

    Mostra África Hoje
    De 20/11 a 3/12

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas