PM mata pastor em frente a igreja em Ilhéus (BA)

Polícia diz que houve troca de tiro em ação que contou até com helicóptero, mas testemunhas negam. “População está indignada”, conta colega do pastor Alisson Santos da Rocha

Pastor Alisson Santos da Rocha, porto pela PM da Bahia neste sábado (18) | Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

O pastor Alisson Santos da Rocha, morreu, aos 30 anos, nos braços dos seus fiéis após ter sido alvejado com dois tiros efetuados por um policial militar, na tarde deste sábado (18/6), no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, litoral sul da Bahia. Um dos disparos atingiu o pescoço do religioso, que sangrou por quase uma hora esperando atendimento e faleceu dentro de uma viatura da PM.

Junto com um grupo de jovens da Assembleia de Deus ministério São Paulo, pastor Alisson conduzia um momento de evangelização e louvor na Rua da Matriz, principal via do bairro, enquanto equipes da Polícia Militar baiana realizam uma operação na região, que segundo moradores seria para prender homens que teriam fugido do Presídio Ariston Cardoso na semana passada.

“Tinham pelo menos 16 viaturas da polícia nas ruas do bairro e mais um helicóptero que dava apoio aéreo e fazia voos rasantes”, conta Júlio César Reis, radialista e amigo do pastor. Ele conta que, enquanto Alisson pregava na rua, foram ouvidos tiros e, assustadas, as pessoas começaram a correr. “Alisson era uma pessoa muito grande, obesa. Tinha cerca de 180 quilos e certamente isso dificultou para que ele conseguisse sair dali”.

“A população estava em pânico. Foi correria para todo lado. O pastor encostou seus fiéis em frente a outra igreja abrindo os braços e os protegendo. Foi quando o policial disparou em direção a multidão acertando o pescoço do pastor. O mesmo policial adentrou na viatura e se evadiu do local”, explica o pastor Lucas Cintra, que faz parte da Associação de Ministros Evangélicos de Ilhéus, a Amei.

Segundo relatos de moradores, o PM que efetuou os disparos contra o pastor reside na vizinhança, se chama Ricardo e é conhecido pelo apelido de Avatar. “Ele é uma boa pessoa. Inclusive ele e o Alisson se conheciam, se cumprimentavam quando passavam um pelo outro na rua. Há informação que ele está muito abalado com o ocorrido, mas isso mostra uma total falta de preparo da polícia militar da Bahia. A população está revoltada. Ele cometeu um erro e deve pagar pelo que fez”, comenta Júlio César Reis.

Na noite do sábado, horas após o falecimento do pastor Alisson, moradores do bairro Nossa Senhora da Vitória atearam fogo em pneus fechando a rua onde ocorreu o crime. Ninguém foi preso e nada foi apreendido pela Polícia Militar da Bahia na operação do último sábado em Ilhéus, diz o radialista.

“A polícia diz que houve troca de tiros, mas ninguém viu essas outras pessoas confrontando a polícia. Também ninguém foi preso e nada foi aprendido, mesmo com a grande quantidade de policiais que havia aqui”, relata Júlio César.

Homem de Deus e amigo da comunidade

A morte trágica de Alisson Santos contrasta com a vida que teve. Por conta do tamanho e da forma afetuosa, era chamado pelos amigos mais próximos de Panda. Além de pastor, a vítima do disparo da PM baiana também era barbeiro e fazia projetos sociais na comunidade.

“Ele era conhecido pelos trabalhos sociais que ele fazia aqui no bairro. Usava a barbearia dele para fazer ações com as pessoas mais pobres e era uma pessoa muito querida por todos. Um cidadão de bem, um jovem que dedicou sua vida ao evangelho e servir a Deus”, lembra Júlio César Reis.

“A população de Ilhéus está indignada e pede justiça, pois o pastor prestava um serviço social excelente na comunidade e era querido por todos. Alisson era o provedor da casa e recentemente havia perdido seu pai. Estava morando somente com a mãe. Era o único que levava o sustento para a sua casa”, conta o pastor Lucas Cintra.

O que diz a polícia

Através de uma nota, a PM baiana diz que houve confronto com homens armados durante um patrulhamento no local. A corporação ainda informa que está apurando todos os fatos. Confira a nota na íntegra.

De acordo com informações do Comando de Policiamento da Região Sul (CPRS), uma guarnição da 69ª CIPM realizava patrulhamento na localidade conhecida como Tangerina, bairro Nossa Senhora da Vitória, município de Ilhéus, na tarde de sábado (18), quando se deparou com um grupo de homens armados que, ao avistarem os policiais, efetuaram disparos de armas de fogo. Houve revide e os suspeitos fugiram. Posteriormente, os militares foram acionados pelo Cicom, que informou que um homem havia sido atingido por tiro na Rua da Matriz, no mesmo bairro.

Ajude a Ponte!

Uma outra guarnição chegou ao local e encontrou a vítima sendo amparada por populares, que relataram que ele havia sido atingido durante a troca de tiros. Os PMs imediatamente socorreram o homem, encontrando uma ambulância do Samu durante o trajeto, que passou a dar assistência, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

A ocorrência foi registrada na 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). No âmbito da PM, o fato e todas as circunstâncias que lhe digam respeito também serão apurados.

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas