PMs da Força Tática aterrorizam moradores com cavalos de pau e bombas

    Vídeo mostra viaturas fazendo manobras bruscas e lançando bombas em campo de futebol na zona leste de SP

    Policiais em três viaturas da Força Tática do 19º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano) de São Paulo tiraram uma tarde ensolarada para realizar manobras bruscas e lançar bombas em um campo de futebol na favela Sinhá, em Sapopemba, na zona leste da cidade de São Paulo.

    Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra os PMs realizando manobras bruscas com as viaturas em um campo de futebol de terra batida na favela Sinhá. Detalhe: as três viaturas que participaram da encenação estavam com a sirene ligada, como se estivessem em uma operação.

    De acordo com moradores, a prática – irregular, segundo a própria SSP (Secretária de Segurança Pública) – ocorreu por volta das 14h da última quarta-feira (28). Por medo de represálias, os moradores do local preferiram não conceder entrevista à reportagem. A Força Tática é considerada uma tropa de elite inserida em cada batalhão e tem como atribuição entrar em locais de difícil acesso e atuar em distúrbios.

    Além de cavalos de pau e manobras conhecidas como “zerinho”, quando o motorista de um automóvel passa a conduzir o veículo em círculos, os policiais militares lançaram diversas bombas, que podem ser ouvidas ao fundo da gravação, feita por um PM de dentro de uma das três viaturas em ação.

    Além de aterrorizar os moradores e afastar qualquer pessoa que quisesse praticar uma atividade esportiva no campo de futebol em uma tarde ensolarada, os policias militares ainda correram o risco de danificar uma das três viaturas importadas modelo Toyota Hilux SW4, em que cada uma pode custar, em média, cerca de R$ 80 mil.

    Outro lado

    Em nota, a Polícia Militar informou que “a conduta dos policiais no vídeo apresentado pela reportagem não se mostra adequada e será investiga pelo 19º Batalhão, responsável pela área”.

    PMs da de batalhão de elite aterrorizaram moradores da favela Sinhá I Foto: Reprodução

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas