Polícia não sabe usar armas menos letais, afirma relatório

    Armas como balas de borracha e bombas de gás podem causar ferimentos graves e mortes, aponta estudo de médicos e ativistas

    O relatório “Letalidade Disfarçada – danos à saúde por armas menos letais”, elaborado pela Rede Internacional de Organizações de Direitos Civis (INCLO – International Network of Civil Liberties Organizations) e pela Médicos por Direitos Humanos (PHR – Physicians for Human Rights), em parceria com a Conectas Direitos Humanos, aponta que as polícias o uso de armas menos letais, como balas de borracha e bombas de gás ou efeito moral, pode provocar lesões profundas e até mortes.

    “Notamos que no Brasil e no mundo a polícia não sabe usar essas armas e não tem treinamento suficiente”, apontou Rohini Haar, da Médicos por Direitos Humanos. O relatório foi divulgado ontem (8) na Faculdade de Direito da USP, na região central de São Paulo. Leia a íntegra (em inglês).

    Lançamento do relatório, na noite de 8/2 | Foto: Fernando Martins/Ponte

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas