PonteCast | A violência autorizada e institucionalizada

    No episódio 28, falamos sobre como o discurso de violência tem autorizado ações bárbaras na segurança pública

    Uma das principais cenas da semana foi o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, comemorando como um gol do time do coração a morte de uma pessoa. Os olhos da imprensa se voltaram para uma situação limite ocorrida na Ponte Rio-Niterói na última terça-feira (20/8), quando um rapaz transtornado sequestrou um ônibus com quase 40 passageiros.

    No episódio 28, a repórter Mariana Ferrari conta como especialistas na área de segurança pública avaliam a ação da polícia e, sobretudo, o comportamento de Witzel, que tanto em declarações quanto em ações tem demonstrado apreço pela violência como política de segurança pública.

    Mariana também explica como o estresse pós-traumático tem marcado de maneira indelével a vida dos moradores de comunidades no Rio de Janeiro que, dia sim, sim também, tem corrido o risco de levar um tiro dos “caveirões aéreos” de Witzel ou mesmo ser atingido por uma bomba.

    Arthur Stabile fala de uma abordagem policial ocorrida em SP que desrespeitou, em absoluto, as regras de conduta básicas que um agente do Estado deve seguir em situações como essa. Para Maria Teresa Cruz, editora da Ponte, “aqui, acolá, em todo lugar, os discursos de autoridades têm, de certa forma, deixado muita gente a vontade para agir de forma violenta”. Confiram o episódio 28:

    No início do ano, um artista plástico fez o rosto de Wilson Witzel de projéteis | Foto: Carlos Magno/Governo do Rio de Janeiro

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas