PonteCast | Caso Danilo Gentili e como o Estado trata as mães vítimas de violência

    No episódio 10 do PonteCast, nossa equipe fala sobre dois casos de jornalistas que tiveram pena semelhante a de Danilo Gentili, a ausência de culpados pela Chacina do Salgueiro e uma mãe que perdeu o filho na prisão

     

    Listen to “PonteCast” on Spreaker.

    Todo mundo ficou falando da condenação de Danilo Gentili à prisão por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário, bate-boca nas redes sociais, esse ou aquele defendendo um lado da história, mas a Ponte foi atrás de casos tão ou mais absurdos de crimes contra a honra que resultaram em condenação muito semelhante e o resultado está na reportagem “Quando falar pode dar cadeia”. São os casos do blogueiro Paulo Cezar de Andrade, que passou mais de 7 meses preso, e do jornalista Cristina Góis que foi condenado por um texto ficcional.

    O outro tema é o desfecho do caso da Chacina do Salgueiro, ocorrida em 11 de novembro de 2017, que resultou em 8 mortes. Em reportagem publicada quando a matança completava um ano, Maria Teresa Cruz e Daniel Arroyo mostraram uma comunidade dominada pelo medo e a ausência de culpados, pelo menos na investigação da Justiça comum. Restava, até mesmo porque as provas estariam indicando uma participação do Exército, a conclusão do MPM (Ministério Público Militar). Para o MPM, não há como responsabilizar as Forças Armadas. E fim. As 8 famílias destruídas recebem a notícia como um golpe: a morte dos filhos não foi cometida por ninguém possível de ser identificado.

    Por fim, a reportagem da Ponte esteve no Ceará e falou com Silvia Cristina da Silva e Carlos Roberto Ferreira, pais de Carlos Henrique, que, aos 19 anos, morreu dentro do sistema prisional por conta de uma infecção no dente que foi negligenciada, de acordo com a família. A história toda você acompanha aqui.

    Carlos Henrique jogava na categoria de base e pensava em ser jogador de futebol profissional | Foto: Arquivo pessoal

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas