Rico Dalasam: negro, gay e pobre são tags do abandono

    2016-07-07RicoDalasam1-clipedevideo

    Entre o lançamento do seu primeiro álbum Orgunga, que aconteceu em junho, e prestes a completar 27 anos (faz aniversário em 22/07) o rapper Rico Dalasam reflete sobre sua trajetória, fala sobre papel do rap nas periferias, diz que o imaginário do escravo ainda permeia as relações patrão/empregado e conta sobre sua entrada como gay no mundo do rap.

    Morador de Taboão da Serra, ao sul da capital paulista, Rico carrega na história e na alma as diversidades e minorias que aparecem nos seus versos. Era o  menino negro da quebrada, que estudava em escolas privadas (graças ao esforço da mãe, que escrevia cartas solicitando bolsa para o filho e as entregava nos colégios), e o rapaz gay, que encontrou no ambiente masculino do rap as palavras que precisava para se expressar. Hoje diz que chegou aonde sempre queria, a um lugar onde existe.

    Mas o personagem exuberante que aparece nos shows e no vestir contrasta com o olhar ora doce, ora triste, ora reflexivo, principalmente quando fala sobre as possibilidades de vida de quem é negro, gay e pobre no Brasil.

    Reportagem e edição: Claudia Belfort
    Imagens: Elias Angico
    Som: José Simplicio Vieira
    Apoio: GW Produtora

    Assista:

    Ouça e baixe do Orgunga

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas