Comunidade protesta contra chacina no Cabula. PM intimida

     Manifestantes de movimentos sociais e moradores da comunidade caminharam até o local onde 12 rapazes foram mortos pela polícia. No trajeto, dor, choro e intimidações da Polícia Militar
    Chacina do cabula
    Cruzes pretas que foram depositadas no local dos assassinatos, em homenagem às vítimas. Foto: Rafael Bonifácio/Ponte Jornalismo

    Parecia uma marcha fúnebre. Mas era um ato de protesto dos moradores que vinham da Vila Moisés, no bairro Cabula, em Salvador, onde policiais militares mataram 12 pessoas, na sexta-feira, 06/02.

    Eles traziam dor, medo e indignação contra a polícia que ainda tentou, segundo relatos dos manifestantes, impedir que participassem do ato, abordando-os e dizendo para que voltassem para suas casas.

    Ações intimidatórias da PM aconteceram durante toda a caminhada, que partiu da entrada da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) até o local das mortes. O ato ocorreu nesta quarta-feira, dia 11, às 14h.

    Os policiais que acompanhavam o ato aceleravam suas motos em direção aos participantes, xingando-os de “vagabundas” e “viados”. De seu lado, manifestantes bradavam gritos de ordem, chamavam a polícia e o governador de racistas e pediam o fim da Polícia Militar.

    “Eu defendo os humanos direitos. Vou pedir promoção para os policiais que participaram da ação por ato de bravura. Corroboro com o discurso do governador do estado, ação foi legítima.”
    Deputado Soldado Marcos Prisco (PSDB), vice-presidente da comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa da Bahia

    Achei estranho que a moto não estava mais ao lado, mas no meio dos manifestantes e começou a acelerar atrás de mim. Quando o policial passou do meu lado, me olhou e disse: O que você, tão branco, está fazendo aqui?”, relatou Alexandre Ciconello, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional. “Esse mesmo policial ficou intimidando as outras pessoas, tanto verbalmente quanto com a moto”.

     

    Durante o trajeto, manifestantes foram xingados pelos policiais
    Durante o trajeto manifestantes foram xingados pelos policiais.  Foto: Rafael Bonifácio/ Ponte Jornalismo

    Portando pistolas, os policiais saíam das suas viaturas com as armas em punho, enquanto outros gravavam vídeos dos manifestantes em seus celulares.

    Manifestantes Chacina Cabula
    Manifestantes e moradores cobrem o rosto com os cartazes, para não serem identificados. Foto: Rafael Bonifácio /Ponte Jornalismo

    O medo era tamanho que os moradores que participaram do ato, na grande maioria crianças e mulheres, não puderam ser filmados ou fotografados pela imprensa por determinação dos organizadores da manifestação, que temiam pela segurança deles.

    Ja na segunda-feira, dia 9/2, segundo relatos de um morador que não será identificado por segurança, moradores foram reprimidos ao tentarem fechar a Estrada das Barreiras, via principal de acesso à comunidade, sofrendo ameaças e represálias dos PMs durante toda a noite.

    “Eu defendo muito a vida dos meus policiais e isso é o que importa: a vida dos policiais e a vida da sociedade, que está sofrendo com essas ações delituosas.”
    Maurício Barbosa, secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia

    As janelas entreabertas das estreitas vielas da Vila Moisés guardavam aqueles que não se atreveram a expor a voz ou o rosto em apoio ao protesto. Tinham medo.

    Nenhum morador comenta mais o caso. Ao chegar no campinho rodeado por um matagal onde a chacina ocorreu, ouvia-se o choro das mães e parentes por todos os cantos. Estavam inconformados de encontrar ainda no local, roupas perfuradas por tiros, chinelos e cápsulas de balas espalhadas pelo chão de areia – o que indica que a perícia não teria sido feita corretamente.

    Cápsula .40, encontrada no chão do campinho. Foto: Rafael Bonifácio/Ponte Jornalismo
    Cápsula .40, encontrada no chão do campinho. Foto: Rafael Bonifácio/Ponte Jornalismo

    Foi a primeira vez que uma manifestação organizada pelo movimento Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta conseguiu chegar ao local das mortes. Um outro morador, que também não será identificado, questionou: “esse caminho que a gente fez [por vielas estreitas] foi o mesmo que eles [vítimas] fizeram com os PMs, se teve tiroteio, como que não tem marca de balas por lá, só aqui [no campinho]?”.

    Leia também:
    Mais três morrem em ações da PM em Salvador. São 15 mortos desde 6a feira

    Ameaças

    “Se alguém do Reaja morrer, se eu morrer, vocês já sabem o que aconteceu”, comentou Hamilton Borges Walê, coordenador do movimento Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta, sobre as ameaças de morte que vêm sofrendo constantemente. “Nós viemos fortalecer a comunidade que estava impedida de fazer manifestação, na segunda a polícia bateu, hoje tiveram só que acompanhar o ato”, acrescentou.

    Marcha Cachina Cabula Manifestacao
    Manifestantes em direção à Vila Moisés. Foto: Rafael Bonifacio /Ponte Jornalismo

    O movimento cobra uma retratação da fala do governador Rui Costa (PT), que comparou o caso com um jogo de futebol dizendo que a “morte nossa [negros] é um gol, praticamente dando uma carta aberta para os policiais saírem matando”, comentou Hamilton. Cobram ainda a garantia da proteção das testemunhas do caso, investigação e perícia independentes e que investiguem as ameaças que tanto os moradores quanto os membros da reaja vêm sofrendo.

    “Nós defendemos, assim como um bom artilheiro, acertar mais do que errar. E vocês terão sempre um governador disposto a não medir esforços, a defender desde o praça ao oficial, a todos que agirem com a energia necessária, mas dentro da lei”
    Rui Costa, governador da Bahia (PT)

    Cachina Cabula, local das mortes
    Chinelos, supostamente de uma das vítimas, encontrados no local dos assassinatos. Foto: Rafael Bonifácio /Ponte Jornalismo

    “Agora nós vamos continuar na comunidade, criar um memorial, fazer ações políticas e culturais, criar um espaço de fraternidade e solidariedade para que a comunidade não sofra mais com esses problemas“, disse Hamilton sobre a continuidade do caso.

    Leia também:
    Então é isso. A vida tem hierarquias. A morte tem hierarquias

    Após o ato, todos andaram juntos, para que os moradores da comunidade voltassem para suas casas em segurança. Hamilton trocou sua camisa por uma pólo de outra cor e colocou um boné, para não ser tão facilmente reconhecido.

    Ninguém foi embora desacompanhado. O medo, agora, é a falta de visibilidade que têm durante os dias de carnaval.

    Outro lado

    Em nota enviada por email à Ponte, a Polícia Militar da Bahia disse que repudia qualquer abordagem que não seja em conformidade com a legalidade. E que solicita “que reclamações e denúncias devam ser formalizadas através da Ouvidoria pelo telefone 0800284001, ou no site www.pm.ba.gov.br” para que os casos sejam investigados.

    Quanto ao fato dos policiais estarem portanto apenas armas letais, respondeu que “é legitimo o porte de arma da Polícia Militar e que “a utilização acontece de acordo com a necessidade da ação, quando há risco contra a vida do policial ou do cidadão.” Também destacou que “durante a manifestação desta quarta-feira (11) não houve a utilização de armas letais.”

    Leia mais:
    Quando a execução é legitimada como gol no campeonato de extermínio

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    6 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] quarta-feira (11), uma passeata foi realizada na capital baiana em memória às doze vítimas. Segundo Ciconello, os policiais que […]

    Lucas
    Lucas
    9 anos atrás

    o PT da Bahia na mão da PM. Triste partido.

    trackback

    […] Por Rafael Bonifácio e Claudia Belfort, do Ponte […]

    fabio
    fabio
    9 anos atrás

    Notadamente há múltiplos hematomas nos corpos que não têm relação com perfurações de balas. Não é preciso ser legista pra perceber isso. E naqueles que publicaram esse vídeo fica evidente o sadismo e o escárnio. https://www.youtube.com/watch?v=Xg9cLP685Wc

    trackback

    […] Comunidade protesta contra chacina no Cabula, em Salvador. PM intimida […]

    mais lidas