96% das vítimas de feminicídio não haviam feito boletim de ocorrência, aponta MP

    Estudo mostra que, em 124 assassinatos, apenas 5 mulheres tinham registrado alguma queixa anteriormente; 66% das mortes aconteceram dentro de casa

    O feminicídio acontece dentro de casa. A arma usada é caseira, em geral faca ou alguma ferramenta como martelo ou chave de fenda. A maior parte das mulheres não tinha medida protetiva. Em 26% dos casos há uma outra vítima direta — geralmente os filhos. E a maioria das mortes aconteceu após a separação. Esse é o panorama desenhado pela pesquisa “Raio X do feminicídio em SP”, feito pelo Núcleo de Gênero do Ministério Público paulista, apresentado nesta quinta-feira (2/3).

    Para a promotora Valéria Scarance, que coordenou o levantamento, os dados demonstram, entre outras informações, que as leis existentes, como a Maria da Penha, em geral, funcionam. “O que mata a mulher é o silêncio. Das mulheres que morreram, só 3% tinham medidas protetivas e 4% apenas tinham registrado boletim de ocorrência. Esses índices não podem ser desconsiderados. É claro que não podemos aceitar que uma mulher com medida de proteção morra. Mas os números mostram que, quando a mulher consegue a medida protetiva, o homem se intimida. Em regra, o agressor pode descumprir inicialmente, mas aquela violência não evolui para uma morte”, avalia Scarance. “Às vezes, a divulgação de uma notícia de um apessoa que morreu mesmo depois de registrado o B.O. soa como maioria, mas vimos que não é verdade. As mulheres que morreram no nosso país não tinham feito a denúncia. E essas que registraram não deveriam ter morrido.”

    A promotora Valéria Scarance afirma que a ideia do levantamento é desmistificar o feminicídio, que, segundo ela, é “uma doença social”. “Não é amor que mata a mulher, não é paixão, é egoísmo, é posse, é não saber receber um não. Em 45% dos casos, o crime aconteceu depois da separação e em 30% o agressor usou como justificativa ciúmes, mas isso não pode ser aceito. Não se enganem. Os feminicidas agem de forma cruel, em 48% dos casos golpeou a vítima várias vezes [seja com arma branca ou de fogo] e usou mais de um instrumento, por exemplo, espancou e depois degolou a mulher, ou estuprou e depois asfixiou”, explicou.

    O estudo analisou 364 casos de feminicídio típico, ou seja, quando a mulher é assassinada por ser mulher, e chegou à conclusão de que, a cada 3 tentativas, uma é consumada. Foram analisadas denúncias formais em 121 cidades do estado e em 87% dos casos o tipo penal (inciso VI do artigo 121 do Código Penal) foi corretamente incluído. “Em 270 casos, havia uma relação afetiva e aí fica fácil caracterizar feminicídio. O grande problema é quando o agressor mata a mãe, a irmã, aí não é tão fácil identificar a motivação de gênero no cometimento do crime”, esclarece Valéria Scarance.

    A pesquisa, segundo a promotora, também conseguiu desmistificar alguns conceitos popularmente propagados. Por exemplo, com relação ao local do crime: 66% das mulheres morreram dentro da própria casa. “O lugar mais perigoso para ser mulher é a sua casa. A maioria dos feminicídios aconteceu na casa da vitima, sendo que consideramos casa o lugar onde a vítima vive, pode ser residência de parentes, do parceiro. Além disso, é importante destacar as vítimas secundárias da agressão. Os filhos são a maioria (57%), que podem sofrer violência direta, ou seja, o agressor vai golpear a mãe e acerta o filho, ou então indireta, por presenciar o assassinato ou a tentativa contra a mãe.”

    O procurador-geral de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, destacou que, embora com características muito específicas, a “mancha criminal do feminicídio” se sobrepõe ao do homicídio comum. “Eu participei de um Fórum de Segurança Pública em Brasília e a gente estava olhando os mapas das capitais e o mapa de violência com o tipo penal de feminicídio é exatamente sobreposto ao da criminalidade em geral. Se você olhar o mapa de São Paulo, as regiões, você encontra superposição desses dois dados. São regiões específicas, nem sempre nas franjas da cidade, mas, sim, são mais periféricas”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas