Em busca de Iara

    O documentário resgata a vida de Iara Iavelberg (1943-1971) que foi companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. Paulistana, de uma rica família de origem judaica, ela deixou para trás o casamento e psicologia para engajar-se na luta armada contra o regime militar e passando a viver na clandestinidade. Ao retratar o romance entre Iara e Lamarca, o filme destaca a influência dela na formação intelectual do guerrilheiro. Em seu diário, Lamarca conta que ela foi sua “professora de política”, indicando leituras marxistas. Os depoimentos são coletados pela sobrinha, Mariana Pamplona, produtora do filme e é responsável pelo roteiro.  O documentário mostra também como a versão oficial do regime, que atribui a morte de Iara, em 1971 a um suicídio, revelou-se falsa.

    (Ana Paula Alcântara, jornalista)

    Documentário: Em busca de Iara

    Direção: Flávio Frederico

    Roteiro: Mariana Pamplona

    Duração: 91 min

     

    Trailer oficial

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas