Vídeo: Família fica 13h sem paradeiro de entregador levado sangrando pela PM de SP 

    Vídeo mostra o entregador Marcos da Silva, de 22 anos, ensanguentado e algemado pelos policiais. Família passou noite em busca de notícias em delegacias e hospitais e só conseguiu localizar jovem na manhã desta quarta-feira (4/12)

    A família de Marcos Peixoto da Silva Júnior, de 22 anos, passou 13 horas sem informações sobre o paradeiro do jovem após uma abordagem da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Marcos diante de uma moto caída, rendido e com o rosto ensanguentado [veja vídeo acima]. A mãe do entregador, Rosângela dos Santos Corrêa, 43, só conseguiu saber para onde o filho havia sido levado na manhã desta quarta-feira (4/12), após passar a madrugada toda peregrinando por delegacias e hospitais.

    Leia também: Artigo | PM de São Paulo precisa ser parada e Derrite demitido

    Rosângela conta que, por volta das 21h de terça-feira (3/12), foi informada por amigos de Marcos de que ele teria sofrido um acidente, sem mais informações sobre o ocorrido. Uma mensagem compartilhada num grupo de WhatsApp, no entanto, dizia que ele havia sido baleado numa abordagem policial. A mãe foi até o local indicado, próximo ao cruzamento da Avenida Itaquera com a Avenida Aricanduva, no bairro da Vila Matilde, zona leste de São Paulo, mas não localizou o filho. 

    Lá, Rosângela ela, encontrou várias viaturas e policiais militares, além da motocicleta de Marcos. Os PMs teriam dito que o jovem sofreu “escoriações” e tinha sido levado para atendimento médico. “O policial falou que ele foi para um postinho. Perguntei onde era e ele disse que não podia dar a informação”, afirma ela. Os agentes teriam se limitado a dizer a Rosângela que, após o atendimento, ele seria levado ao 66º Distrito Policial (Vale do Aricanduva). 

    “A gente foi à delegacia, nos hospitais. Liguei para todos os hospitais para saber se ele deu entrada e em nenhum ele estava. Na delegacia que o policial falou que ele ia, ele não deu entrada”, conta. A mãe diz que não foi informada pelos policiais sobre como o filho se feriu, nem o motivo da abordagem. “Me falaram que todas as respostas eu teria na delegacia”, conta.

    Leia também: VÍDEO: PM atirou pelas costas em sobrinho de rapper, ex-Facção Central, no OXXO

    No vídeo em que Marcos aparece ensanguentado, é possível ouvir uma pessoa que se identifica como cabo Hudson dizer que dois homens estavam roubando nas proximidades “com um simulacro” — objeto que se assemelha a uma arma. Além de Marcos, um outro homem aparece no vídeo rendido. A Ponte não obteve informações sobre ele.

    Rosângela passou a noite angustiada até descobrir o paradeiro do filho esta manhã, por volta das 10h, quando enfim teve um retorno do 53º Distrito Policial (Parque do Carmo). Segundo ela, uma atendente informou que Marcos passou a noite na delegacia e teria sido levado de manhã ao Fórum Criminal da Barra Funda para passar por audiência de custódia. A Ponte checou a informação com o 53° DP.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) também confirmou que Marcos foi apresentado para audiência de custódia.

    Assine a Newsletter da Ponte! É de graça

    O que dizem as autoridades 

    A Ponte procurou a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) para saber as razões da abordagem e sobre o procedimento em relação à informação da família. Em nota, a SSP-SP informou que um policial militar de folga viu dois homens tentando roubar uma mulher no bairro Vila Matilde. A dupla teria fugido ao notar a aproximação do agente e o garupa da moto teria apontado a arma contra o agente na fuga, que interveio. Mesmo admitindo que o PM atirou, a secretaria afirma que os ferimentos registrados no vídeo são decorrentes da queda de moto.

    A pasta não esclareceu sobre a falta de informações do paradeiro de Marcos.

    Leia nota na íntegra

    Dois homens, de 22 e 20 anos, foram presos em flagrante por tentativa de roubo, na noite da terça-feira (03), na Vila Matilde, zona leste. Um policial militar de folga estava na companhia do seu irmão, em um veículo, quando viu dois homens em uma moto, tentando roubar uma mulher. O agente se aproximou e os suspeitos fugiram. Foi realizado acompanhamento e, durante o percurso, o garupa da moto apontou uma arma de fogo para o PM, que interveio. Os suspeitos caíram e foram detidos. Foi solicitado apoio policial e um simulacro de arma de fogo foi apreendido. Os indiciados foram levados ao Hospital IVA, com ferimentos decorrentes da queda, e depois apresentados no 53° DP (Parque do Carmo), onde foram autuados em flagrante por tentativa de roubo. Exames periciais ao IC e IML foram solicitados e representada à Justiça pela prisão preventiva da dupla.

    *Com colaboração de Jeniffer Mendonça

    *Matéria atualizada em 4/12/2024, às 16h14, para incluir a nota da SSP-SP.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    Inscrever-se
    Notifique me de
    0 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários

    mais lidas

    0
    Deixe seu comentáriox