Evento será terça (13/06), na PUC-SP, e contará com Dexter (rapper), Emerson Ferreira (egresso do sistema carcerário, graduado em psicologia), Dina Alves (cientista social e ativista do movimento negro), padre Valdir Silveira (Pastoral Carcerária) e Sidney Sales (sobrevivente do massacre do Carandiru)
A Rede Justiça Criminal, formada por oito ONGs (organizações não-governamentais), promoverá um debate sobre as soluções possíveis para a crise do sistema prisional brasileiro, na próxima terça-feira (13/06).
Para marcar o lançamento oficial da campanha “Encarceramento em massa não é Justiça”, cinco debatedores – uma cientista social, um rapper, um psicólogo, um padre e um sobrevivente do massacre do Carandiru – vão apresentar possíveis caminhos para o problema. O evento é gratuito.
Participantes:
– Emerson Ferreira, egresso do sistema carcerário, graduado em psicologia
– Dina Alves, cientista social e ativista do movimento negro
– Dexter, rapper e egresso do sistema carcerário
– Padre Valdir Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária
– Sidney Sales, sobrevivente do massacre do Carandiru
Abertura – Hugo Leonardo (Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD) e Antônio Carlos Malheiros (Pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP)
Quando: terça-feira, 13 de junho, das 19h às 22h
Onde: TUCA (Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
Para saber mais, clique aqui.
Realidade Virtual
Nos dias 12 e 13 de junho, na prainha da PUC-SP, os interessados também poderão experimentar a ação de realidade virtual e conhecer mais sobre a realidade do encarceramento.
Na parte da manhã, a Realidade Virtual estará disponível das 10h às 13h e na parte da tarde, das 18h às 20h.
Lançamento do vídeo “Realidade Visceral”
Durante o evento, também será lançado o vídeo “Realidade Visceral”, que teve como origem a reação das pessoas diante de uma experiência de realidade virtual realizada em abril, no Conjunto Nacional.
Com o auxílio de óculos VR, o espectador foi imerso na experiência de Emerson Ferreira e seus colegas de cela, provocando um debate sobre as condições do encarceramento nas penitenciárias brasileiras.
O vídeo com as reações tem duração de dois minutos e também será disponibilizado online, juntamente com vídeo 360° utilizado na ação.
Veja o teaser do vídeo aqui.
A Rede Justiça Criminal é formada pelas ONGs (organizações não-governamentais): CESeC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania; Conectas Direitos Humanos; GAJOP DH.; ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania; Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD; Sou da Paz; Instituto de Defensores de Direitos Humanos – DDH; e Justiça Global.