Evento faz parte da 9ª edição do Estéticas das Periferias, que reúne quem produz arte nas muitas quebradas de São Paulo
Neste domingo (25/8), o Encontro Estéticas das Periferias promoveu um jogo de futebol seguido de samba para diversos poetas participantes das atividades poéticas que acontecerão nos próximos dias. Organizado pela Ação Educativa, com curadoria do slammaster Emerson Alcalde, o Estéticas das Periferias acontece desde 2011, chegando a sua 9ª edição, tendo como principal atração uma competição inter-slams da cidade de São Paulo. O termo “inter” é porque o torneio vai acontecer entre times formados por slammers.
Em uma quadra de futebol society, na Penha, zona leste de São Paulo, desta vez a cena foi um pouco diferente. Ao invés de caneta, palavras e microfone na mão, chuteira, meia e calção. Alguns ostentavam uma “boot” de marca famosa, outros vinham dispostos a gastar o all-star mesmo. Outro adiante, chegou com a peita colorida, valorizando o time de futebol amador da quebrada. Marra não faltou. Antes do evento, alguns já provocavam no evento marcado pela rede social: “Quer diversão vai no playcenter”.
Mas na hora que a bola rolou, lembramos mesmo que a promessa de um futebol vistoso não era prosa, era poesia. A beleza estava em identificar os próximos memes ou rir de uma queda estranha ou de um pisão na coitada da bola. Teve quem levou a sério também, que se esforçou e chegou junto na dividida. Mas o que valia mesmo era a diversão. O teor competitivo do encontro deixa para o Slam.
Logo depois do futebol, as chuteiras descansaram e deram lugar ao cavaco e pandeiro. A enorme lata de lixo plástica azul virou batuque. A poesia veio da música. Do clássico de toda roda de samba “Toda vez que eu chego em casa, a barata da vizinha tá na minha cama”, até sons consagrados de roda de samba como Vacilão, de Zeca Pagodinho. Em tempos de criminalização da arte de rua, definitivamente foi um dia pra sorrir.
Se liga no Slam
Com apresentação de Emerson Alcalde, o torneio inter-slams desse ano terá etapas eliminatórias na próxima sexta-feira (30/8), às 19h, e no sábado (31/8), às 17h, na Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista, nº 37. A final vai rolar no domingo (1/9), a partir das 15h, no IMS – Instituto Moreira Salles, também na Avenida Paulista, mas na outra ponta, perto das estações Paulista (linha amarela) e Consolação (linha verde) do Metrô
Neste ano, a competição no evento tem um formato diferente. Em vez de ser um duelo entre poetas, a disputa é entre equipes, representando cada um dos slams participantes. Neste ano, a competição terá times dos seguintes slams: Racha Coração, Marginália, Emancipado, Sujeira, Grajaú, Norte, Oz, Roça, Prego, Capão, Surdes, USPerifa e Perplexo. O time vencedor terá como prêmio a publicação de um livro de poesias.
[…] Fernando Martins, publicado no Portal Ponte […]