Vídeo mostra seguranças do Metrô de SP em ação truculenta contra rapaz negro

    Imagens gravadas por um celular mostram homem já dominado por 4 seguranças gritando por socorro; testemunha fala em ‘uso desproporcional da força’

    Quatro agentes de segurança do Metrô foram flagrados em uma ação truculenta contra um rapaz negro, na estação Corinthians-Itaquera, linha 3-Vermelha, na zona leste de São Paulo, na última segunda-feira (23/12), por volta das 7h20.

    O vídeo foi enviado ao nosso canal de denúncia do Whatsapp (saiba como usar o celular em legítima defesa aqui) pelo repórter da Agência Mural Weslley Galzo. Os quatro seguranças seguram o rapaz com o rosto ao chão em uma das escadarias do metrô. O rapaz grita por socorro. Mesmo dominado, seguem pressionando a cabeça e parte do corpo dele contra o chão, e o algemam.

    Rapaz negro é algemado por 4 seguranças do metrô | Foto: reprodução

    Segundo o jornalista, o rapaz chegou a trocar alguns socos com os seguranças, mas o que chamou a atenção foi a desproporcionalidade do uso da força na ação. “Ele não oferecia mais resistência e estava imobilizado, e mesmo assim ficaram sobre o corpo dele. Quatro seguranças para conter um homem”, declarou, que foi levado pelos agentes até uma sala da estação.

    Em uma segunda imagem, é possível ver passageiros gritando e manifestando indignação com a situação. Quando tudo terminou, uma mulher discutia com um dos seguranças e filmava a cena, quando um deles retrucou: “ele é tão boa gente que estava tacando pedras nas pessoas”.

    Galzo explica que não conseguiu saber o motivo da abordagem porque quando viu, a ação estava acontecendo.

    A Ponte procurou o Metrô para saber mais detalhes do ocorrido. Em nota, a companhia afirma que o rapaz desrespeitou o pedido de não andar de bicicleta no mezanino da estação, colocando em risco a integridade física dos passageiros. “O rapaz de 23 anos foi abordado por uma dupla de agentes de segurança e orientado sobre a proibição desta prática no Metrô. Apesar das orientações dos funcionários, o rapaz permaneceu pedalando e passou a ofender e ameaçar os funcionários. Por último, arremessou uma pedra em direção aos empregados. Novamente abordado pelos seguranças, ele tentou agredi-los com socos mas foi contido e encaminhado para o 24º DP (Ponte Rasa) onde foi registrado o boletim de ocorrência”.

    Reportagem atualizada às 18h16 do dia 27/12 para inclusão da nota do Metrô

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas