Poucos poetas conseguem traduzir em versos a periferia como Akins. Seu primeiro livro solo, “Muzimba”, vem acompanhado de CD com versões musicadas dos poemas
Criado na zona norte de São Paulo, o poeta Akins Kintê passeia pelos campos de várzea e pelas quebradas de todos os cantos da cidade em sua poesia inspirada na paixão e na história do povo periférico.
Akins está lançando o seu primeiro livro solo, “Muzimba – Na Humildade Sem Maldade”, que ganhou musicalização do produtor Tico Pro. As versões vêm em um CD bônus.
Poeta experiente nas rodas de hip-hop, samba, slams, saraus e batalhas de poesias, Akins foi parceiro da poeta Elizandra Souza no livro Punga (2007) e participou da coletânea Prosa e Poesia Periférica (2008).
O novo livro aborda temas como racismo, amor e política. São poucos os poetas que conseguem traduzir em versos a periferia como Akins. A ilustração da capa, desenvolvida pela Marcos ZX, resume bem essa afinidade. A quebrada é o próprio rosto do artista e vice-versa. A obra reforça também o ponto forte da poesia do Akins, que são a fluência e o som das palavras escolhidas com cuidado, malandragem, malícia e sensibilidade.
O livro é uma estreia, mas tem também um clima de antologia, pois contém poemas de várias fases da vida do Akins e fizeram sucesso na internet. Por exemplo, com “Duro não é o cabelo”, sobre a valorização da estética afro e contra o preconceito, ele conquistou o primeiro lugar no Campeonato de Poesia da Cidade de São Paulo, em 2014, na sua primeira edição.
O lançamento oficial do livro é no dia 13 de julho, a partir das 19h, na Sala Olido, na avenida São João, 473, em frente ao largo do Paissandu. Vai ter um pocket-show com participações especiais de James Bantu, Preto Win, Tico Pro, Alê Ferraz e Fernanda Coimbra.
A pré-venda do livro é feita pelo autor por R$ 30, que inclui as despesas de envio pelos Correios. O contato pode ser feita pela conta de Akins no Facebook ou pelo e-mail [email protected]. No dia 6, Akins fez o pré-lançamento da obra no Sarau da Cooperifa, onde foi recebido pelo anfitrião Sérgio Vaz.