Na humildade e sem maldade, Akins Kintê lança livro multimídia

10/07/16 por Juca Guimarães

Compartilhe este conteúdo:

Poucos poetas conseguem traduzir em versos a periferia como Akins. Seu primeiro livro solo, “Muzimba”, vem acompanhado de CD com versões musicadas dos poemas

Capa do livro “Muzimba na humildade sem maldade”

Capa do livro “Muzimba na humildade sem maldade”, feita pelo artista Marcos ZX

Criado na zona norte de São Paulo, o poeta Akins Kintê passeia pelos campos de várzea e pelas quebradas de todos os cantos da cidade em sua poesia inspirada na paixão e na história do povo periférico.

Akins está lançando o seu primeiro livro solo, “Muzimba – Na Humildade Sem Maldade”, que ganhou musicalização do produtor Tico Pro. As versões vêm em um CD bônus.

Poeta experiente nas rodas de hip-hop, samba, slams, saraus e batalhas de poesias, Akins foi parceiro da poeta Elizandra Souza no livro Punga (2007) e participou da coletânea Prosa e Poesia Periférica (2008).

O novo livro aborda temas como racismo, amor e política. São poucos os poetas que conseguem traduzir em versos a periferia como Akins. A ilustração da capa, desenvolvida pela Marcos ZX, resume bem essa afinidade. A quebrada é o próprio rosto do artista e vice-versa. A obra reforça também o ponto forte da poesia do Akins, que são a fluência e o som das palavras escolhidas com cuidado, malandragem, malícia e sensibilidade.

O livro é uma estreia, mas tem também um clima de antologia, pois contém poemas de várias fases da vida do Akins e fizeram sucesso na internet. Por exemplo, com “Duro não é o cabelo”, sobre a valorização da estética afro e contra o preconceito, ele conquistou o primeiro lugar no Campeonato de Poesia da Cidade de São Paulo, em 2014, na sua primeira edição.

O lançamento oficial do livro é no dia 13 de julho, a partir das 19h, na Sala Olido, na avenida São João, 473, em frente ao largo do Paissandu. Vai ter um pocket-show com participações especiais de James Bantu, Preto Win, Tico Pro, Alê Ferraz e Fernanda Coimbra.

A pré-venda do livro é feita pelo autor por R$ 30, que inclui as despesas de envio pelos Correios. O contato pode ser feita pela conta de Akins no Facebook ou pelo e-mail akinskinte@gmail.com. No dia 6, Akins fez o pré-lançamento da obra no Sarau da Cooperifa, onde foi recebido pelo anfitrião Sérgio Vaz.

Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo: