Ponte e Sou da Paz anunciam selecionados em programa de microbolsas

Propostas escolhidas pelo programa Comunidades Vivas vão contar histórias de boas práticas de segurança pública em territórios vulnerabilizados de Alagoas, Distrito Federal, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro

O programa de de microbolsas de reportagem Comunidades Vivas, desenvolvido por Ponte e Jornalismo e Instituto Sou da Paz para incentivar a produção de reportagens sobre práticas e soluções que melhoram a segurança pública em territórios vulnerabilizados, recebeu 41 propostas ao longo de quatro semanas, das quais foram selecionadas cinco, de acordo com critérios previstos no regulamento do programa. Cada uma delas vai resultar em uma matéria a ser publicada nos canais de Ponte e Sou da Paz.

A seleção se baseou tanto na originalidade e no interesse público das pautas propostas quanto na experiência e na diversidade dos profissionais, além de buscar uma variedade temática e regional. Das cinco propostas vencedoras, quatro são lideradas por pessoas negras, sendo duas mulheres cis, dois homem cis e um homem trans, das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste, que abordam temas variados: respeito às religiões de matrizes africanas, juventude periférica, impacto social da cultura funk e relação da população LGBTI+ com a polícia.

Selecionadas a partir de critérios como originalidade e interesse público da pauta, comprometimento com os direitos humanos e a justiça social e a defesa de grupos vulnerabilizados, além da territorialidade, cada uma das propostas receberá do Instituto Sou da Paz R$2.800 com a finalidade de contribuir com a construção da reportagem. Os profissionais também contarão com a orientação de dois profissionais da Ponte, o editor Amauri Gonzo e o diretor de redação Fausto Salvadori, ao longo da produção das reportagens, além do apoio da pesquisadora do Instituto Sou da Paz Cristina Neme. A publicação das matérias deve ser feita em setembro.

Conheça as cinco propostas vencedoras:

  • Programa incentiva as potencialidades da juventude periférica de Brasília há 15 anos
    Proposta por: Giullia Venus
  • Com marcador de assassinatos de funkeiros, jovens do território fortalecem movimento do funk santista
    Proposta por: Glória Maria
  • A Cara da Dura – Transfobia e racismo nas abordagens policiais
    Proposta por: Rahzel Alec
  • No Pará, programa Territórios pela Paz reduz índice de criminalidade por meio de ações de cidadania
    Proposta por: Cássio Miranda
  • Em nome de todas as fés: iniciativa do TJ-AL promove cultura de respeito às religiões de matrizes africanas
    Proposta por: Jean Albuquerque

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude
Inscrever-se
Notifique me de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

mais lidas

0
Deixe seu comentáriox