Dois em cada três mortos em supostos confrontos com a polícia são negros

    Número de mortos em 2017 é 22% maior em relação ao mesmo período do ano passado

    Entre janeiro e abril de 2017, houve 149 mortes por “resistência” | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

    Duas em cada três pessoas mortas (63,8%) em supostos confrontos com a polícia na capital paulista, entre janeiro e abril deste ano são negras, aponta levantamento feito pela Ponte Jornalismo com base nos boletins de ocorrência disponibilizados no Portal da Transparência da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Os brancos representam 33,6% dos mortos e 2,7% dos casos a cor da pele foi registrada como “outros”.

    Os casos registrados como morte decorrente de oposições à intervenção policial, atualizados no Portal da Transparência da SSP-SP no último dia 25 de maio, indicam que 149 pessoas morreram em ocorrências do tipo nos quatro primeiros meses de 2017. O número é 22% maior que o verificado no mesmo período do ano passado.

    Das pessoas que morreram em 2017, 80 tinham a pele parda, 15 eram pretas, 50 tinham pele branca e quatro mortos foram registrados pela polícia como “outros”.

    Supostas resistências à abordagem da polícia matam 1 a cada 19 horas na cidade de SP

    Para o militante de movimento negro Douglas Belchior, as práticas de resistência seguida de morte são artifícios usados pela polícia para “continuar cumprindo sua tarefa funcional, que é proteger o patrimônio privado” e fazer “a segurança pública dos ricos, dos empoderados daquelas regiões da cidade onde moram essas pessoas, nos bairros nobres”. Ele destaca que essas regiões são ocupadas majoritariamente por brancos. Belchior afirma que esses números integram outros dados que mostram como o Brasil tem “uma sociedade profundamente racista”.

    O deputado federal Major Olímpio (SD-SP), da chamada bancada da bala, também acredita que o racismo está explicito em diversos setores da sociedade brasileira e que, portanto, “podemos ter policiais racistas”. No entanto, segundo ele, é errado dizer que a instituição Polícia Militar é racista. Segundo Olímpio, as abordagens são feitas com base em atitudes suspeitas e não pessoas suspeitas por causa da cor da pele. Ele destaca, ainda, que a PM tem muitos negros na corporação.

    Em 4 anos, mais de 1.200 pessoas morreram na cidade de SP após “resistência”

    Questionada sobre o número de mortos em supostos confrontos, a SSP afirmou, em nota, que “desenvolve ações para reduzir a letalidade policial que, na maioria das vezes, ocorre a partir da ação de agentes de segurança para frustrar crimes contra o patrimônio”. De acordo com a pasta, em 2015, cerca de 60% das ocorrências de morte por resistência à ação da polícia tiveram como origem o crime de roubo. Esse ano, a tendência tem se repetido, com quase 55% dos casos.

    Em outro trecho da nota, a pasta diz que “em 2015, foi implementada a Resolução SSP 40/15, medida que garante maior eficácia nas investigações de mortes, pois determina o inédito comparecimento das Corregedorias e dos Comandantes da região, além de equipe específica do IML e IC, para melhor preservação do local dos fatos e eficiência inicial das investigações e a imediata comunicação ao Ministério Público. Para concluir, a SSP ainda sugere que a resolução foi elogiada no relatório final da CPI sobre homicídios de jovens negros e pobres da Câmara dos Deputados, que incluiu mudanças no CPP (Código de Processo Penal).

    O órgão ainda afirmou que todos os chamados MDIP, ou seja, Mortes Decorrentes de Oposição à Intervenção Policial, são investigados por meio de inquérito para apurar se a atuação do policial foi realmente legítima. “Os casos só são arquivados após minuciosa investigação, seguida da ratificação do Ministério Público e do Judiciário. Todos os casos de excesso são rigorosamente apurados e punidos”, destaca a pasta.

    Em relação ao maior número de negros entre os mortos em ocorrências do tipo, a resposta da SSP foi evasiva, ao focar nos três pilares doutrinários que a Polícia Militar possui: Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Gestão pela Qualidade. E a nota segue explicando a aplicação do Método Giraldi de Tiro Defensivo para a Preservação da Vida, um sistema de treinamento criado por um oficial da PM paulista depois do episódio da Favela Naval, em Diadema, que completou 20 anos este ano e teve, entre seus protagonistas, o soldado Rambo, que foi filmado atirando nas costas de Mario Josino durante uma abordagem. Outros 9 PMs foram acusados, na época, de tortura, humilhação e corrupção na comunidade. “A eficácia do método o fez ser recomendado pela Cruz Vermelha Internacional como efetivamente aplicável ao treinamento das polícias em todo o mundo. Ele reforça que o policial deve sempre agir estritamente dentro dos parâmetros legais, consciente de que é um profissional a serviço da sociedade e, como tal, deve atuar sempre de forma imparcial, abstendo-se de qualquer preconceito ou discriminação”, concluiu, citando apenas brevemente, o escopo da pergunta.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas