Como está a menina de 16 anos que a PM cegou num baile funk

    Gabriella Talhaferro luta para retomar sua rotina e quer justiça; violência sofrida pela adolescente afetou toda a sua família

    “Eu queria ser policial quando crescer. Não quero ser nunca mais. A viatura machucou o olho da minha irmã. Eu não gosto mais de policial. Agora quero ser veterinária”. A fala é de Alice, uma menina de seis anos, que ainda não sabe pronunciar a palavra “policial” corretamente, mas já tem em sua memória uma violência provocada pela Polícia Militar que atingiu sua família. Alice é irmã de Gabriella Talhaferro, 16 anos, que perdeu a visão do olho esquerdo, após ser atingida por um tiro de bala de borracha durante a dispersão a um baile funk na madrugada de 10 de novembro, em Guaianases, extremo leste de São Paulo.

    O tiro de bala de borracha disparado à queima roupa pelo cabo Jefferson Silva de Rossi, que foi reconhecido pela jovem como o autor do disparo, segundo apuração da Ponte, além de deixar uma sequela para o resto da vida da adolescente de cabelos negros e lisos, também alterou a rotina psicológica de toda a família.

    Gabriella Talhaferro, 16 anos, ficou cega depois de ter sido atingida por bala de borracha disparada pela PM | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira/Ponte Jornalismo

    No vídeo produzido pela Ponte, Gabriella narra toda a história do dia do fato, aborda seu início de depressão, que a fez abandonar por um tempo o espelho, além dos dias seguintes, como o reconhecimento dos PMs na Corregedoria, local que, através de fotos, também reconheceu o tenente Evandro Reche Nogueira, como o policial que a negou socorro e ainda debochou de sua situação enquanto sangrava.

    “Eu não posso parar de viver. Não interessa onde eu estava, isso não pode acontecer. O problema não é o funk é o lugar. Eu já fui a lugares fechados com funk e a polícia nunca invadiu lá”, disse Gabriella.

    Com o passar da depressão a adolescente conta que quer estudar, trabalhar e viajar. “No começo, eu disse que não iria [a um novo baile funk], mas eu iria sim. O que aconteceu comigo não foi dentro de um baile funk”, declarou.

    “Hoje em dia quando estão fardados eles acham que são reis, impunes diante da Justiça. Se as pessoas que foram escolhidas para nos liderar apoiam o que eles estão fazendo, como eles vão parar. Para mim, sair da cama todos dias têm sido uma luta”, completou a mãe da jovem, a manicure Kelly Talhaferro, 33.

    Kelly Talhaferro com a filha, Gabriella | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira/Ponte Jornalismo

    “A minha luta hoje é por justiça. A gente está numa sociedade doente, onde as pessoas colocam a vítima como culpado. O único responsável e culpado pelo que aconteceu com minha filha foram os policiais”, disse Kelly.

    Passados mais de um mês do caso, as investigações seguem no 44º DP (Guaianases), na esfera da Polícia Civil, que pode resultar numa condenação, e pela Corregedoria da Polícia Militar, que tem poder para possível demissão ou expulsão. Em nota, a SSP também informou que “os dados [da investigação] seguem o sigilo imposto pelo artigo 16 do Código de Processo Penal Militar”.

    Gabriella aos poucos faz as pazes com o espelho | Foto: Pedro Ribeiro Nogueira/Ponte Jornalismo

    A reportagem da Ponte pediu entrevistas com os dois agentes via assessoria de imprensa da SSP (Secretaria da Segurança Pública) e da Polícia Militar, no entanto, não obteve respostas. O tenente Reche também foi procurado por suas redes sociais, mas não se pronunciou.

    Sobre o reconhecimento dos PMs ter sido realizado através de fotos e não pessoalmente como determina o CPP (Código de Processo Penal), o advogado criminalista e mestre em Direito Penal pela PUC-SP André Lozano Andrade afirmou não ver desrespeito à norma. “O ideal é reconhecimento pessoal. Mas é possível o reconhecimento fotográfico. O que se faz, em geral, é o reconhecimento fotográfico e posteriormente o pessoal”.

    Quem também possui entendimento semelhante ao de Lozano Andrade é o ouvidor das polícias de São Paulo, Benedito Mariano. “Se a foto do PM é recente vale como prova. Para ser presencial é importante que a vítima esteja em outra sala para não ter contato com os policiais”. Mariano ainda crê que o reconhecimento presencial será feito posteriormente.

    “O correto seria a PM ter apresentado apenas fotos dos PMs que participaram da operação. Não tem explicação apresentar fotos de pessoas aleatórias”, critica.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas