Judeus protestam contra ataques de Israel a Gaza em SP

    Grupo responsável por protesto na porta do Consulado de Israel em São Paulo quer se transformar em entidade como a norte-americana “Jewish Voice for Peace”

     

    [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=tuEwLnsblkI[/youtube]

     

    No dia 6/8, às 9h da manhã, um grupo de judeus se encontrou em frente ao Consulado de Israel em São Paulo, na zona sul da cidade, para um ato contra a violência na Faixa de Gaza. Bruno Huberman, um dos organizadores do evento, chegou a afirmar que o ato estaria sendo considerado “o menor e mais barulhento de todos os tempos” pela enorme repercussão na comunidade judaica em São Paulo, mesmo com baixo número de participantes. De acordo com ele, a ideia do grupo era começar pequeno para ganhar força e somar novos membros. “Queríamos passar a mensagem correta para então chamar mais gente que se identifique com a causa”, explica.

    O grupo caminha para se transformar em uma organização como a norte-americana “Jewish Voice for Peace” (Voz Judaica Para a Paz). Judeus brasileiros que também são contra a operação militar e as ocupações israelenses em territórios palestinos procuraram Huberman para dizer que “não compactuam com a opressão de Israel aos palestinos e com o massacre de sua população”, conta.

    No entanto, ele lamenta as manifestações contrárias com xingamentos, que os acusavam de rejeitados e antissemitas. Para ele, ser antisionista não é ser antissemita. “Eu sou judeu, me identifico como judeu e tenho orgulho de ser judeu, mas, assim como muitos israelenses judeus, sou contra as ações do Estado de Israel, sou contrário às políticas sionistas. Ser contra a existência de um Estado exclusivamente judeu não me torna contra a autodeterminação dos judeus ou contra eles”, rebate.

    Anteontem, dia 19, novos bombardeios voltaram a acontecer em Gaza, o que colocou fim à trégua estabelecida pelos países. Segundo dados da agência de notícias Reuters, militares israelenses realizaram 60 ataques aéreos em Gaza desde anteontem. São 2.029 palestinos, em sua maioria civis, mortos desde o começo dos ataques.

    Leia também a entrevista do filósofo Sergio Yahni à Ponte sobre os conflitos entre judeus e palestinos.

     

     

     

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    tatiana
    tatiana
    7 anos atrás

    todos nós temos o direito de se defender.ao invés de criticar,deixe israel em paz.isso ninguém quer,né?todos esperam que israel seja uma mosca morta.eu não sou e nunca serei.se não atacarem israel,israel não ataca ninguém.todos nós sabemos que eles só querem paz e,de sacanagem,o povo enche o saco para ver a reação deles.todos nó sabemos como será,então,por que não deixa eles em paz?não dá para respeitar o desejo deles de ter paz como qualquer outra pessoa?é muita coisa errada no meio disso.

    mais lidas