Formado em Direito, Barbosa Filho já teve o segundo maior salário do Ministério Público de São Paulo
Secretário adjunto da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), Mágino Alves Barbosa Filho assume interinamente a pasta após o então secretário, Alexandre de Moraes (PSDB), ter aceito o convite para ser Ministro da Justiça do governo interino de Michel Temer. Ambos estão na SSP desde o início de 2015, quando teve início a quarta gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador do Estado.
Formado em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Barbosa Filho ingressou no MPE (Ministério Público Estadual) em 1984, como promotor substituto de promissão. Foi ainda promotor em São Sebastião, Serra Negra, Mogi das Cruzes e, na capital, integrou a equipe de delitos diversos, além da 5ª Promotoria Criminal.
Uma reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, de 2006, apontou que o salário do promotor era o segundo maior do MP – pelo menos R$ 35 mil por mês. Consulta feita no site da transparência do Governo de São Paulo aponta que ele não recebe nem R$ 1.
Barbosa Filho ainda foi procurador de Justiça em 1999. Foi quatro vezes secretário da Procuradoria de Justiça Criminal, subprocurador-Geral de Justiça de Gestão (2011-2012) e Chefe de Gabinete da PGJ (2013).