Manifestação homenageia mestre Moa do Katendê, morto por apoiador de Bolsonaro

    Centenas de pessoas se reuniram na Praça da República, centro de São Paulo, para destacar a memória do mestre de capoeira, morto na Bahia

    Homenagem teve roda de capoeira, especialidade de Moa | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Capoeiristas, artistas, povos da cultura popular e do teatro reuniram-se no centro de São Paulo para homenagear o Mestre Moa do Katendê. Especialista em capoeira, Moa foi assassinado com 12 facas nas costas após uma discussão política em um bar na cidade de Salvador, na Bahia.

     

    Marcha teve início na Praça de República | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    O assassinato aconteceu na noite do dia 7/10, exatamente quando aconteceu o primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil. O assassino, Paulo Sérgio Ferreira de Santana, foi detido na mesma noite do crime.

    Grupo colou sobre placas de ruas originais replicas com nome de Moa do Katendê e Marielle Franco, assassinada no RJ | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Paulo confessou ter atacado o mestre por questões políticas. Ele apoia o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), cujas falas apresentam teor preconceituoso com mulheres, negros e população LGBT e atacou Moa, que disse ter votado no PT de Fernando Haddad.

    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    A tradicional roda de capoeira da Praça da República, no centro de São Paulo, foi o ponto de encontro de centenas de pessoas que acompanharam de maneira emocionada, os cantos em homenagem ao Mestre.

    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Além dos capoeiras e artistas presentes, amigos próximos discursaram contra o ódio e a intolerância política no qual passa o país neste momento.

    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo
    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo
    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo
    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo
    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo
    Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas