MC Neguinho JM é morto a tiros pela PM de São Paulo

Cantor de funk foi baleado neste sábado (2) após perseguição na zona sul da capital paulista

A música de maior sucesso cantada por David Meirelles Miranda, de 19 anos, conhecido como MC Neguinho JM, se chama “Um Piloto e Um Garupa”, gravada em parceria com o MC Luuky. E foi pilotando uma moto com um amigo na garupa que o jovem morreu na manhã deste sábado (2/7), no Jardim Maria Sampaio, região do Campo Limpo, zona sul da cidade de São Paulo, após ser atingido por tiros disparados por policiais militares.

De acordo com a família de David, o jovem teria ido para a zona leste da cidade na noite da sexta-feira (1/7) onde iniciaria a gravação de um clipe. Durante a madrugada teria retornado para o bairro onde morava e foi morto, onde ficou bebendo com a amigos dentro de uma adega. Ainda segundo familiares, pela manhã, Neguinho JM e outro rapaz que não foi identificado passaram em frente a uma base da Polícia Militar sem capacetes e por isso começaram a ser seguidos pelos agentes de segurança.

Uma câmera de segurança registrou o momento que David passa em alta velocidade com a moto e disparos são efetuados. Um atinge uma parede ao lado direito onde uma mulher saia do carro e por pouco não foi atingida. As imagens mostram ainda Jefferson Fernando da Silva Souza, que estava na garupa, cair do veículo enquanto 11 policiais aparecem perseguindo a pé a dupla.

Segundo o boletim de ocorrência registrado no Depaartamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, a perícia encontrou 14 projéteis de .40 (arma de uso exclusivo da polícia), enquanto o revólver calibre 38 encontrado com Jefferson estava com cinco balas no tambor e uma bala picada.

MC Neguinho JM morto pela PM de SP no últimno sábado (02/7) | Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Bianca Meirelles, irmã mais velha da vítima, disse que está evitando entrar nas redes sociais desde o sábado porque, segundo ela, estão circulando várias versões sobre a morte do cantor que não seriam verdade.

“Disseram que a moto que meu estava era roubada, o que é mentira. Era de uma rapaz da zona leste que já informou à polícia que emprestou a moto para o meu irmão e ele devolveria no outro dia, já que continuaria gravando o clipe lá. Tambném disseram que houve troca de tiros com a PM. O rapaz que estava com o meu irmão estava com uma arma na cintura, mas com todas balas ainda, sem que nenhuma tivesse sido disparada”, relata Bianca.

Sonho realizado e futuro promissor

David era um rapaz obstinado, segundo a sua irmã. Desde dos 12 anos de idade ele dizia que queria se tornar MC, e recentemente começava a colher os frutos do seu trabalho. O vídeo de seu maior sucesso, “Um Piloto e Um Garupa”, tinha ultrapassado mais de 100 mil visualizações no Instagram e mais de 700 mil no YouTube.

“Ele sempre foi muito brincalhão e ultimamente vivia dizendo que era artista. Recentemente fomos a um festival em Interlagos e pessoas que a gente nunca tinha visto na vida reconheceram ele. Você não tem ideia o tamanho da alegria que isso teve para ele naquele momento”, relembra a irmã.

O terceiro de uma família de oito irmãos, David era tido pela família como uma pessoa muito carismática dentro da comunidade onde vivia e muito apegado aos irmãos. “Ele era o meu xodó, tínhamos uma ligação muito grande. Porém um dos nossos irmãos mais novos, de apenas quatro anos, era o mais apegado a ele. Tiramos as crianças de casa desde que soubemos da morte. Eu não sei ainda como iremos dar essa notícia para eles”, diz Bianca Meirelles.

Truculência e omissão

Os parentes do MC Neguinho JM souberam da morte do cantor cerca de uma hora depois de ele ser baleado. A irmã conta que assim que foi informada se dirigiu imediatamente ao local do crime, mas os PMs não autorizaram que a família fizesse o reconhecimento do corpo.

“Isolaram o local e disseram que a gente não podia vê-lo. Levamos fotos para que eles pelo menos confirmassem que era o meu irmão que estava morto, mas nem isso quiseram fazer. Passamos a tarde toda no local e o IML só chegou ao local no início da noite. As outras duas pessoas que foram baleadas tiveram socorro, menos o meu irmão. Me disseram que a polícia não deixou ele ser socorrido”, denuncia Bianca.

O que diz a polícia

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que houve troca de tiros entre dois homens e policiais na manhã de sábado, onde uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas.

Ajude a Ponte!

“Dois homens trocaram tiros com policiais militares, às 10h30 deste sábado (02), após passarem com uma moto por uma base móvel da PM, no bairro Campo Limpo. Uma adolescente que estava no local se feriu e foi socorrida ao Hospital do Campo Limpo. Um dos suspeitos morreu e o outro foi levado ao hospital. O caso foi encaminhado ao DHPP [Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa]”, diz a íntegra da nota da pasta.

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas