Movimento negro cobra punição a guardas do Metrô que agrediram imigrantes africanos

    Caso aconteceu na estação República, quando funcionários do metrô atacaram três pessoas de origem africana com golpes de cassetete; grupo fez ato na catraca da estação

    Foto: Daniel Arroyo/Ponte

    “Metrô racista!”. O grito ecoou na estação República do Metrô, no centro de São Paulo, na noite de sexta-feira (6/10), exatamente uma semana desde a agressão de seguranças do local agredirem três pessoas negras de origem africana. O ato reuniu cerca de 150 pessoas para cobrarem a demissão dos guardas que atacaram os irmãos Shakiro e Ulabin Akanbi, de origem nigeriana, e a camaronesa Judith Caielle. A cabeleireira estava presente no ato e agradeceu.

    Foto: Daniel Arroyo/Ponte
    Foto: Daniel Arroyo/Ponte

    “Obrigada pelo apoio. Ninguém pode ter vergonha do que é. É negro, orgulhamos da nossa cor. Temos que nos amar, nos unis para ir adiante. Só isso”, disse. No dia 28/9, Shakiro e Ulabin passaram pela catraca da República e, segundo Shakiro, ele voltou para passar seu bilhete a um outro homem que estava sem dinheiro. Isso teria motivado a ação dos seguranças.

    “Nós passamos pela catraca, um outro homem negro não conseguiu porque não tinha dinheiro nem bilhete para passar. Fui passar o meu e o segurança já veio xingando: “Africado folgado”. Ele começou a bater com o cassetete, ela [Judith] só estava passando e foi ver o que estava acontecendo e outro segurança começou a bater nela”, conta.

    Foto: Daniel Arroyo/Ponte

    Em vídeo divulgado pela Ponte, Judith mostra o ferimento na cabeça causado pela ação dos guardas do Metrô. Ela estava com um curativo na testa durante o ato, ainda em decorrência da agressão. “Eles foram covardes”, conta Marc Elie Pierre, imigrante haitiano que também presenciou a violência. “Não podemos deixar que isso aconteça, temos que nos unir”, diz o professor e tradutor de francês, morador de São Paulo há oito anos.

    Foto: Daniel Arroyo/Ponte

    A advogada Lenny Blue de Oliveira esteve com o trio na Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano). Segundo ela, a delegada os atendeu mal e deu pouco valor às agressões. “Não assinamos o B.O. porque ele não mostrava a realidade. Não foi um ato isolado, foi racismo. Quem bate na cabeça de outra pessoa é para matar”, conta.

    Foto: Daniel Arroyo/Ponte

    O ato na República teve início na parte exterior da estação. Com o grupo reunido, teve início a caminhada até a catraca na qual houve a agressão dos seguranças. Eles entregavam panfletos denunciando o caso para as pessoas que saíam ou entravam no metrô, principalmente para os negros com a intenção de “conscientizar”.

    Foto: Daniel Arroyo/Ponte

    “Esta fato prova que o Brasil e o Metrô não aceitam os pretos”, gritavam os manifestantes em coro. “Estamos aqui para mostrar que toda vez que um preto ou preta forem agredidos nós resolveremos em conjunto. Metrô racista!”, continuaram. “Exigimos a demissão dos agressores, criminosos, assassinos, capitães do mato covardes”.

    Foto: Daniel Arroyo/Ponte

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas