Obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é relançada em formato digital

    Gravadora digitaliza 15 álbuns clássicos do Rei do Baião e eles estarão em plataformas de streaming

    Caramante
    Obra de Luiz Gonzaga é relançada em formato digital – Imagem: Everaldo Vilela/Creative Commons

    Ouvir música é um hábito antigo, resiste ao tempo, o que mudou foram os suportes. O vinil deu lugar às plataformas digitais. A novidade agora é que a Sony Music digitaliza boa parte do seu catálogo. Clássicos que estavam esquecidos ou pouco acessíveis ao grande público agora estão disponíveis no Spotify e Deezer.

    Neste mês de junho a gravadora coloca à disposição para streaming 15 álbuns de Luiz Gonzaga (1912- 1989), originais de 1970 a 1988, obras até então só lançadas em vinil. É possível ouvir o velho Lua em parceria com o filho Gonzaguinha interpretando “Asa Branca”.  Assim como em dueto com Fagner e participações especiais de Sivuca, Dominguinhos e Altamiro Carrilho.

    Para o processo de digitalização foi utilizado o SonicStudio, conversores de analógico para digital de altíssima qualidade como explica Carlos Savalla, responsável técnico por todo o processo:

     “Após a transposição do analógico para digital quando usamos o toca discos e agulhas específicas para cada tipo de vinil, o áudio é processado pelo software da SonicStudio, especialmente desenvolvido para redução de hiss e clicks – os estalos típicos dos discos. Um trabalho muito demorado, que pode levar horas e até mesmo dias para que o resultado final seja um produto limpo de ruídos e mantendo a qualidade da gravação original”.

    O streaming é uma realidade no mercado fonográfico e a gravadora revira o seu baú para disponibilizar o acervo nas plataformas digitais. De acordo com o departamento de marketing, em breve a Sony disponibilizará uma seleção de músicas do repertório nordestino e do sertanejo, mas ainda faz mistério quanto aos nomes que serão lançados.

    Já está disponível discos do Planet Hemp, Bezerra da Silva e Jackson do Pandeiro. Outra gravadora que também segue a mesma linha é a Universal que disponibiliza a obra de Elizeth Cardoso, Zizi Possi, Wando entre outros.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas