Mais de 30 artistas participam de evento em espaço formado por famílias do movimento de moradia, no centro de São Paulo, neste sábado (24/6) a partir das 15h
A Ocupação Mauá, organizada por movimentos sociais pela moradia digna, começou no final de março de 2007. Atualmente, cerca de 300 famílias habitam o local, porém, correm o risco de serem despejadas por conta da ordem de reintegração de posse decretada pela Justiça. No próximo sábado (24/6), a partir das 15h, acontece um grande festival cultural, Okupa Mauá Okupa, com mais de 30 artistas para chamar a atenção da população paulistana para o problema de moradia.
Hoje o total de salas e quartos em prédios fechados e abandonados no centro de São Paulo é maior que o número de famílias que participam dos movimentos por maradia.
O imóvel onde fica a ocupação Mauá já foi um imponente hotel bem ao lado de uma das principais estações ferroviárias de São Paulo, a Luz, mas ficou completamente abandonado e degradado por 20 anos.
Em 2007, um grupo de famílias trabalhadoras, engajada no movimento por moradia digna, ocupou o edifício e deu novo sentido ao velho prédio da rua Mauá.
Há dez anos, seus moradores organizam constantes mutirões para a limpeza, reforma e conservação da habitação. O local é abrigo e convivência de quase 300 famílias de trabalhadores e trabalhadoras de baixa renda que encontraram, na ocupação, uma alternativa para o aluguel cada vez mais alto e as dificuldades de moradia nas distantes periferias da capital.
O festival Okupa Mauá Okupa será pátio comunitário da ocupação. A população em geral poderá conhecer e compartilhar um pouco do dia-a-dia das famílias que vivem ali neste grande encontro regado a muita música, poesia, grafite e teatro.
Entre as atrações confirmadas para o evento estão o poeta e escritor Tubarão Du Lixo; o músico Zinho Trindade, neto do dramaturgo e pensador Solano Trindade; a cantora e atriz Vitória Salvadori; os atores da Companhia Os Crespos; performance do grupo Teatro do Engenho; a poeta Adriana Nunes, entre outras atrações surpresas. A entrada é gratuita. A Ocupação Mauá fica na rua Mauá, 340, a poucos metros da estação Luz do Metrô.