Paulo Galo, liderança dos entregadores, denuncia violência policial: ‘fui torturado das seis da manhã até o meio-dia’

Ativista dos Entregadores Antifascistas relata tortura em um túnel e dentro de uma delegacia em São Paulo, após ser abordado por PMs por não utilizar capacete

O entregador Paulo Galo afirmou que foi torturado em uma delegacia em SP no dia 15/02, queimaduras foram algumas das agressões sofridas. Foto: Guilherme Fahl e Reprodução Instagram/ galodelutaoficial.

O entregador Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Galo, líder dos Entregadores Antifascistas, revelou neste sábado (4/3), em suas redes sociais, ter sido torturado  por policiais militares, na região oeste da cidade de São Paulo, no dia 15 de fevereiro. 

Segundo Galo, as agressões ocorreram das seis da manhã até o meio-dia. “Então me torturavam, me batiam, me queimavam e diziam: faz o L. Você não gosta de queimar as coisas?”, contou Galo. 

Nas publicações, ele também postou fotos das agressões, as imagens mostram inúmeras lesões, na boca, dedos de uma das mãos e um dos braços machucados.

Em vídeo publicado no seu perfil do Instagram, Galo afirmou que tudo começou quando foi abordado por não utilizar capacete no túnel que liga as avenidas Rebouças e Eusébio Matoso, passando sob a avenida Faria Lima, na zona oeste da capital paulista. 

Segundo ele, haviam de sete a oito viaturas com policiais militares, além de motocicletas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). Galo disse que também foi agredido no túnel. “Eu fui pego dentro do túnel da Rebouças, que é aquele túnel ali que é depois do shopping Eldorado, então já tem imagem dentro do túnel dos caras me batendo ali”. 

Na sequência, conforme o relato, Galo foi levado para o 34º DP (VIla Sônia), onde a sessão de agressões continuou. “Eles me torturaram na recepção”, disse. De acordo com o motoboy, os policiais também fizeram filmagens das agressões e teriam se lembrado de seu envolvimento no incêndio da estátua do bandeirante Borba Gato, em julho de 2021, em São Paulo. “Lá na delegacia eles acabaram descobrindo, inevitavelmente, que eu fiz a ação do Borba Gato e aí começaram a sessão de tortura deles lá.”

Os próprios militares registraram os ataques, segundo Galo. “Começaram a me agredir, me espancar, fazer filmagem minha, sendo humilhado no meio deles, para mandar nos grupos de WhatsApp. Os caras me queimaram com o equipamento lá que parecia um esmeril. Só que era de plástico, girava muito rápido. Eles encostavam no meu braço e queimavam”, relatou.

Galo ainda disse que um dos policiais teria dito para ele “fazer o L”, em referência ao apoio ao presidente Lula. “E aí eles começavam a falar essas ideia aí: faz o L, ‘vocês não gostam de queimar as coisas’?”. O entregador afirmou que é preciso buscar as imagens de câmeras das fardas, das viaturas, da delegacia e do túnel que flagraram as agressões. 

Por medo de sofrer represálias, Galo não fez o exame de corpo de delito, pois segundo ele, seria preciso solicitar o procedimento em uma delegacia. “Se eu fizesse o corpo de delito já ia bater na delegacia que eu estava querendo correr atrás do problema. Então acabei não fazendo também. Só tirei fotos ali do que tinha acontecido.” Além disso, o entregador não registrou boletim de ocorrência pois teme riscos à família. 

Galo decidiu fazer a denúncia nas redes sociais neste sábado motivado pela vontade de lutar contra a violência policial sofrida por outras pessoas, que, muitas vezes, por serem anônimas não têm seus casos solucionados. “Quantos Galos existem no Brasil que estão sendo silenciados? Quantos Galos por aí, que não é conhecido, que sofre calado, que morre calado.”

Ao final do relato, o entregador pede ajuda da sociedade para que os militares envolvidos sejam responsabilizados e questiona o sistema político atual. “Sozinho eu não consigo fazer nada. É um episódio pra gente pensar mil fita do que está acontecendo no Brasil. Repensar essa democracia. Será que é uma democracia mesmo?”, indagou. O entregador afirmou ainda que o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio de Almeida, fez uma ligação em que o apoiou. 

O ouvidor das Polícias de São Paulo, Cláudio Aparecido da Silva afirmou que a Ouvidoria irá abrir um procedimento e solicitar as Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) dos policiais que atuam na companhia na qual a vítima informou que ocorreram os fatos.

Ajude a Ponte!

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que, até o momento, nenhuma denúncia foi registrada por parte de Galo. 

“A SSP esclarece que as polícias estão sempre prontas para apurar possíveis desvios de conduta e punir policiais que, de fato, ajam com truculência, como a apontada pelo relato nas redes sociais, no entanto, os detalhes informados são insuficientes para se identificar onde e quando os fatos ocorreram, bem como apontar os culpados. As Corregedorias das Polícias Civil e Militar estão à disposição para possíveis denúncias”, afirmou em nota. 

A Ponte também procurou o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio de Almeida por meio da assessoria de imprensa do órgão, mas não teve resposta até a publicação da reportagem.

*A reportagem foi atualizada às 17h22 de 05/03/2023 para a inclusão das informações do ouvidor das Polícias.

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas