PM chuta e dá tapas em mulher negra no ES

Caso aconteceu no sábado (25) na cidade de Guarapari; governador Renato Casagrande considerou ação “inaceitável”

Um vídeo divulgado em redes sociais mostra um policial militar dando um chute, socos e tapas em uma mulher negra durante uma abordagem na cidade de Guarapari, no Espírito Santo. O caso teria acontecido no sábado (25/9), segundo o G1, porque a vítima teria tido um surto.

Pelo Twitter, o governador Renato Casagrande (PSB) considerou a ação “inaceitável” e que mandou que o caso fosse apurado. “A conduta em evidência não representa os valores da nossa polícia”, escreveu.

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo publicou, nesta terça-feira (28), uma nota* informando representar os policiais envolvidos na ocorrência, sendo o que aparece realizando as agressões apontado como cabo Toscano. Segundo o texto, foram dar apoio ao Samu porque a mulher sofreria de “transtornos mentais e teria dado um golpe de faca na vizinha” e que “resistiu a abordagem e chegou a morder um dos militares”.

A entidade denominou o chute, socos e tapas como ação “enérgica”. “Em legítima defesa, o Cabo PM Toscano agiu de maneira mais enérgica e conseguiu imobilizar a mulher, levando-a para a viatura. De acordo com os policiais, a ação foi para conter o comportamento agressivo da mulher, que estava em surto”.

A Ponte procurou a assessoria da corporação, que informou** que os policiais foram chamados para prestar assistência ao Samu e que instaurou um inquérito para apurar o caso após ter tido conhecimento das imagens. Também disse que a mulher não está presa, mas não informou que os PMs foram afastados.

A Prefeitura de Guarapari também foi procurada para confirmar a informação sobre o atendimento cuja assessoria disse que a mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento no sábado à tarde e “permaneceu no local recebendo os cuidados médicos até o domingo pela manhã, quando foi transferida para o Hospital Estadual de Atenção Clínica”. O governo municipal, porém, não comentou sobre a ação da PM.

*Reportagem atualizada às 21h49, de 28/09/2021.

**Atualização às 11h12, de 29/09/2021.

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas