Rickson Rodrigues Barbosa, de 17 anos, foi atingido no pescoço na comunidade Pavão-Pavãozinho, na manhã de quinta-feira (05/01), durante operação policial
Em operação durante a manhã de ontem (05/01), policiais militares mataram um adolescente de 17 anos na favela Pavão-Pavãozinho, na zona sul da capital fluminense, que tem sido cenário de graves conflitos entre policiais e traficantes, sobretudo nos últimos três meses, período no qual o moradores das comunidades PPG (Pavão-Pavãozinho e Cantagalo) permanecem em tensão constante, como mostrou reportagem da Ponte publicada em novembro.
Um policial também foi baleado e socorrido durante a operação, na qual a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) local contou com o apoio do 19º BPM (Copacabana), de outras UPPs e uma aeronave do GAM (Grupamento Aeromóvel), segundo a assessoria de imprensa do comando das UPPs.
Casas da comunidade tiveram suas paredes atingidas pelos disparos, que deixaram mais de 10 perfurações no muro mostrado na foto abaixo:
Com medo de represálias, sobretudo porque as favelas permaneceram ocupadas por agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM) na tarde de ontem, testemunhas não quiseram falar sobre o assassinato de Rickson Rodrigues Barbosa, de 17 anos, limitando-se a afirmar à reportagem que o adolescente fora baleado no pescoço por PMs da UPP local.
Nas redes sociais, moradores de PPG manifestaram revolta contra a violência dos policiais da UPP Pavão-Pavãozinho / Cantagalo. “Nós moradores temos os nossos direitos violados e infelizmente muitos tem que calar por causa da opressão”, postou uma moradora no Facebook (imagem abaixo).
Outro lado
Segundo o comando da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Cantagalo / Pavão-Pavãozinho, uma viatura foi atacada por criminosos no Pavão-Pavãozinho durante patrulhamento na manhã de ontem (5/1) e teve início um confronto. “Um agente foi baleado e socorrido para o Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea. Um adolescente também ficou ferido e foi socorrido para a mesma unidade hospitalar, mas não resistiu”, afirma a nota enviada à Ponte pela assessoria de imprensa do comando das UPPs.
A ocorrência foi registrada na 13ª Delegacia de Polícia (Ipanema), que instaurou um procedimento policial para apurar as circunstâncias da morte do adolescente, de acordo com a assessoria da Polícia Civil. “Segundo informações preliminares, criminosos efetuaram tiros contra uma viatura que fazia patrulhamento. Durante a ação, um policial também ficou ferido. As duas vítimas foram encaminhadas a um hospital, porém, o adolescente, não resistiu e faleceu. Iniciou-se um amplo trabalho de investigação visando esclarecer detalhadamente o fato”, diz a nota.