Usuários de drogas foram surpreendidos por policiais na manhã deste domingo (21/05), nove dias depois de Geraldo Alckmin prometer ação
Mega ação da polícia de invasão da Cracolândia. Muitas transgressões de direitos humanos e das políticas de redução de danos. pic.twitter.com/zlJW3u7UnC
— Leandro Ferreira (@leandrogpp) 21 de maio de 2017
Mais de 500 policiais realizam uma grande operação na região da cracolândia, no centro de São Paulo, na manhã deste domingo (21/05). A ação começou às 6h45 e buscava identificar pontos de venda de drogas, apreensão de entorpecentes e localização de traficantes.
A Justiça expediu cerca de 70 mandados de prisão, e policiais militares também participam da operação. Expulsando usuários de drogas e moradores, a ação está concentrada no quadrilátero da cracolândia. Além da destruição de barracas, policiais entraram em hotéis, pensões e estabelecimentos comerciais.
Não há informações detalhadas sobre acompanhamento de um trabalho de assistência social.
No último dia 12, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que a região seria alvo de uma operação conjunta para combater o tráfico de drogas e também prender traficantes. A ação contaria com forças das Polícias Civil, Militar e Federal, além de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).