Policiais arrastam advogado durante desocupação em SP

    [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=rvI6CG-1cP4[/youtube]


    Rafael Bonifácio

    Uma reintegração de posse, às 5h desta quarta-feira (25), terminou com 57 famílias expulsas de um prédio na rua Aurora, na República, região central de São Paulo. Segundo os moradores, policiais militares chutaram portas, arrastaram idosos e crianças para fora do local e agiram com truculência. Durante a ação, o advogado Benedito Roberto Barbosa foi detido por volta das 7h, quando tentava manter contato com as famílias que ainda estavam dentro do prédio. Levado ao 3º DP (Santa Ifigênia), ele foi autuado por resistência à prisão.

    O Centro Gaspar de Direitos Humanos, a União dos Movimentos de Moradia, a Frente de Luta por Moradia e a Central de Movimentos Populares, emitiram uma nota, criticando a prisão de Barbosa. “Sabendo ser sua prerrogativa adentrar no edifício para conversar com os moradores que se encontravam incomunicáveis pelo cerco da polícia, o advogado tentou ultrapassar o bloqueio do choque quando foi brutalmente agredido e imobilizado por agentes da tropa de choque da Polícia Militar, sendo depois detido e encaminhado ao 3º Distrito Policial onde foi lavrado Boletim de Ocorrência tipificado como crime de ‘resistência'”, diz a nota. O prédio da rua Aurora foi ocupado há seis meses por integrantes da FLM (Frente de Luta por Moradia). Cerca de 120 pessoas viviam no local e foram obrigadas a levar seus móveis para outras ocupações do movimento na região central.

    Outro lado
    Procurada na noite de quarta-feira, a Polícia Militar não se manifestou.

    Leia mais: 

    Conselho ouvirá, na próxima segunda-feira, 30, advogado detido pela PM

    Colaborou William Cardoso

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] as desocupações violentas. A iniciativa surgiu após o advogado Benedito Roberto Barbosa ser arrastado por PMs durante uma reintegração de posse no dia 26 de julho, em um prédio na rua Aurora, na República (região central de São Paulo). A […]

    mais lidas