Ponte comemora 11 anos de luta sábado no Sesc Vila Mariana

    Artistas, ativistas e acadêmicos encontram-se para um festival com mesas de discussão sobre direitos humanos e segurança pública e shows com Pagode na Lata e Akins Kintê. Sábado (29/3) no Sesc Vila Mariana, com entrada franca

    Da esquerda para a direita, Railda Alves, Nathalia Oliveira, Catarina Duarte, Débora Silva, Rosane Borges e Jéssica Santos, integrantes e colaboradoras da Ponte | Foto: Reprodução

    Não é todo dia que um veículo de comunicação independente, com foco nos direitos humanos e dedicado a amplificar vozes de grupos marginalizados ou vitimizados pela violência de estado celebra mais de uma década de luta. Este sábado (29/3), a Ponte Jornalismo marca seus 11 anos de atividade com uma programação das 15h às 19h30, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com entrada franca.

    “Há 11 anos iniciamos a busca de fazer um jornalismo que desejávamos, um jornalismo de interesse público, com foco em pautas sociais, que ampliasse vozes e produções de conhecimentos historicamente invisibilizados”, afirma o diretor de sustentabilidade e projetos especiais da Ponte, Antônio Junião.

    Leia mais: Artigo | 11 anos de jornalismo, 100 inocentes libertados: o poder transformador da Ponte

    Fazem parte da programação do Festival 11 Anos da Ponte Jornalismo painéis para debater o punitivismo jurídico e jornalístico e também o fortalecimento da democracia brasileira, com apresentações do Pagode na Lata — projeto que promove cultura, lazer e redução de danos para frequentadores da Cracolândia — e de poesia slam com o poeta, contista e músico Akins Kintê.

    “Como diz a doutora em Comunicação Rosane Borges, a Ponte tem atuado como pauteira de veículos da imprensa tradicional, que passaram a ter uma cobertura mais humana na área de segurança pública e direitos humanos”, diz Junião. “Hoje em dia, é possível ler no noticiário tradicional manchetes como ‘Homem negro é assassinado pela polícia’ ou ‘Pessoas negras são presas injustamente’. Isso, em grande parte, é mérito da Ponte.“

    Organização sem fins lucrativos criada em 2014 para ampliar o debate sobre os direitos humanos por meio do jornalismo no país, a Ponte teve entre seus fundadores nomes como André Caramante, Bruno Paes Manso, Caio Palazzo, Claudia Belfort, Fausto Salvadori Filho, Joana Brasileiro, Laura Capriglione, Luís Adorno, Maria Carolina Trevisan, Marina Amaral, Milton Bellintani, Natalia Viana, Paulo Eduardo Dias, Tatiana Merlino, Rafael Bonifácio e William Cardoso.

    O poeta, contista, músico e educador paulistano Akins Kintê fará intervenções de poesia slam na abertura e após o intervalo do evento, que acontece sábado, 29/3, a partir das 15h | Foto: Malu Monteiro

    Confira a programação do festival

    15h – ABERTURA

    Intervenção artística – Poesia slam, com Akins Kintê

    15h15 – PAINEL – “Punitivismo jornalístico e midiático: o que raça, gênero, classe e território têm a ver com isso”

    Palestrantes:

    Railda Alves – Amparar

    Nathália Oliveira – Iniciativa Negra Por uma Nova Política Sobre Drogas

    mediação – Catarina Duarte / Ponte Jornalismo

    16h45 – INTERVALO

    17h15 – INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

    Poesia slam – Akins Kintê

    17h30 – PAINEL – “Ponte 11 anos: narrativas e impactos do jornalismo de causas no fortalecimento da democracia”

    Palestrantes:

    Débora Silva – Mães de Maio

    Rosane Borges – jornalista, escritora e doutora em Ciências da Comunicação 

    mediação – Jéssica Santos / Ponte Jornalismo

    19h30 – MÚSICA (programação da unidade) – Show do Pagode na Lata

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    Inscrever-se
    Notifique me de
    0 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários

    mais lidas

    0
    Deixe seu comentáriox
    Sobre a sua privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.