Produzido por Marina Lima e Vini Andrade, o projeto documental apresenta, em 10 vídeos, diversos pontos de vista sobre as contradições da proposta de redução da maioridade penal em pauta no Congresso Nacional
Ponte Jornalismo publica, a partir desta segunda-feira, a série de vídeos “Sobre Crimes e Castigos”, um projeto documental que apresenta diversos pontos de vista sobre as contradições da proposta de redução da maioridade penal em pauta no Congresso Nacional.
Serão 10 entrevistas com estudiosos da criminalidade e operadores do direito (defensores, promotores, policiais, juízes, secretários de segurança pública, parlamentares) que, de dentro da máquina do Estado, tentam fazer ecoar uma voz alternativa às medidas punitivas predominantes.
As entrevistas foram realizadas no âmbito do documentário “Sobre Crimes e Castigos”, que terá como pano de fundo a discrepância entre as políticas de encarceramento dos últimos anos e a ascensão da violência no País. O filme fará uma abordagem crítica das estratégias adotadas até o momento em prol da segurança pública e indagará aos entrevistados e aos espectadores: estamos indo pelo caminho certo? Há outros caminhos possíveis? Se sim, por que não adotá-los?
O projeto é de autoria de Marina Lima, roteirista, e de Vini Andrade, filósofo e cineasta. “O Estado segue penalizando e criminalizando os setores mais vulneráveis da sociedade (sobretudo jovens negros de periferia) sem obter, com isso, qualquer melhora na qualidade dos serviços prestados na área de segurança pública”, diz Andrade.
“O filme investiga a atuação de cada esfera de poder no funcionamento do sistema de Justiça criminal brasileiro, evidenciando suas contradições na tentativa de superá-las”, completa Marina.
Serão publicados dois vídeos por dia, um pela manhã e um à noite a partir desta segunda-feira, 22/06, até a próxima sexta-feira, 26/06.
Quem faz:
MARINA LIMA (roteiro e direção) é roteirista graduada em direito e comunicação social. Há anos, sonha com o dia em que as leis do Brasil democrático sairão do papel.
VINI ANDRADE (roteiro e direção), filósofo de formação, investiga os motivos e os efeitos do ‘castigo’ no espectro do convívio em sociedade desde a graduação.
CAIO PALAZZO (fotografia e som) é fotógrafo e comunicador na ponte.org, onde investiga temas relativos à segurança pública.
FERNANDA LIGABUE (fotografia e som) é fotógrafa, videomaker e midiativista.
FELIPE CARRELLI (edição) é editor e cineasta. Dirigiu o documentário “Ano Luz” (2015).
LUÍZA FAGÁ (edição) é escritora, jornalista e cineasta. Dirigiu o documentário “Engarrrafados” (2009).
AMANDA JUSTINIANO (design gráfico) é artista gráfica, designer e idealizadora do Movimento Não Mate.
Absurdo acreditar que a redução da maioridade penal é a melhor alternativa para a redução da criminalidade. Os números e porcentagem são claros. Fácil, deu problema? Tranca, prende. Melhor que educar, ensinar, dar oportunidade e crédito. Puro interesse político!