‘Foi humilhante, torturante’, diz Chico, doente e manco, ao sair da prisão

    Chico foi preso em agosto de 2018 depois de reconhecimento irregular e teve liberdade concedida após reportagem da Ponte; Carmem, sua esposa, critica: ‘a lei é para negros, pobres e que não podem fazer delação premiada’

    Carmem e Chico no minuto em que o pedreiro foi liberado no CDP de Pinheiros | Foto: Caê Vasconcelos/Ponte Jornalismo

    Carmem tremia quando chegou em frente ao CDP III (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, por volta das 17h desta sexta-feira (29/3). Enquanto esperava a saída do marido, fumava um cigarro atrás do outro. Duas horas depois, chegou a hora de abraçar Chico, agora em liberdade. O pintor e ajudante de pedreiro Francisco Carvalho Santos, 60 anos, foi preso em agosto de 2018 depois de um reconhecimento irregular por funcionários de posto de gasolina. A acusação é de que Chico teria cometido dois roubos a mão armada e fugido a pé. Mas havia um detalhe que não podia passar batido: Chico é manco e tem câncer. A reportagem da Ponte foi citada na petição judicial para liberdade provisória do ajudante de pedreiro. O R7 foi o primeiro a noticiar a injustiça, em reportagem publicada no início deste mês.

    Nesta sexta-feira, depois de 7 meses de prisão, Chico foi liberado da prisão. Sua companheira, Carmem, chegou ao CDP por volta das 17h, depois de mais de uma hora do trajeto de casa até o local. “O coração tá batendo acelerado, eu tô tentando dominar ele, pois não é fácil. Sete meses e 24 dias não foi fácil, foi pior que a morte”, disse Carmem à Ponte.

    Carmem esperando a saída do marido Chico | Foto: Caê Vasconcelos/Ponte Jornalismo

    A empregada doméstica aguardou por quase duas horas a saída de Chico. Durante o tempo de espera, contou à Ponte como foram os meses tentando primeiro tirá-lo da prisão – vitória conquistada nesta sexta-feira – e depois provar a inocência do marido, uma luta que ainda vai continuar.

    “A Constituição diz que a lei é para todos, mas isso é mentira. A Constituição tinha que dizer que a lei é para negros, pobres e que não podem fazer delação premiada. O resto é só hipocrisia. Se houvesse justiça, o Francisco, e outros Franciscos que já vieram pra esse calabouço naval, porque as prisões são isso e a lei só enxerga aquilo que quer ver, ele não estaria aqui”, salienta Carmem. E desabafa: “Se eu aguentei até agora e cheguei até aqui, eu saí das cinzas, só falta colar os cacos, mas preciso que tudo seja concretizado. Eu peço muito a Deus que haja justiça, mas justiça divina, porque a justiça do homem é falha”.

    Em poucas palavras, assim que foi liberado, Chico definiu o seu sentimento. “Lá dentro é muito humilhante, torturante. Estou muito feliz de estar aqui fora. Foram meses difíceis, não foi legal, eu passei por que tenho muita paciência e muita calma. O que se passa lá dentro é muito triste. Mas eu passei e venci mais uma. Venci o câncer e antes de acabar essa luta veio essa outra, mas eu vou vencer todas”, desabafou o ajudante de pedreiro.

    Chico minutos depois de ser libertado | Foto: Caê Vasconcelos/Ponte Jornalismo

    Carmem entona que outros Franciscos ainda vão aparecer. “Quantos Franciscos ainda virão pra cá? Quantos irão pagar com a própria vida? Muitos acabam morrendo e quando descobre a polícia diz que foi bala perdida. Será que foi bala perdida mesmo? Hoje eu não acredito nisso, porque se aquele policial puxasse aquele gatilho seria uma bala perdida. E quem ia provar o contrário, um policial da Rota? Eu não vou desistir, eu quero essas imagens. A família de uma pessoa quando é acusada injustamente quer provas, mas eles não querem provas, eles querem se livrar das provas. Só a lei, aquela que a gente chama de lei, que olhou e viu que Francisco era culpado”, argumenta.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] Knight: outros dois homens – negros e pobres – foram libertados após reportagens da Ponte apontarem inconsistências em inquéritos e processos que os levaram à prisão. E, em um caso que ganhou destaque nacional, o trabalho da Ponte ajudou a […]

    mais lidas