Regida pelos tambores, Comunidade Quilombaque promove resistência e manifestações artísticas na periferia

    O oitavo episódio de Cultura de Periferia em Tempos de Pandemia conta como o coletivo que atua desde 2005 no bairro de Perus, em SP, uniu forças da comunidade para se reinventar

    Há 15 anos, o som dos tambores reuniu um grupo de jovens no bairro de Perus, na zona noroeste da capital paulista, e criou um ponto de referência artística para os moradores da região. Foi através dos instrumentos de percussão que a Comunidade Cultural Quilombaque nasceu e tornou-se um movimento político e étnico-cultural apoiado na cultura afro-brasileira. A trajetória de como o coletivo se transformou nos últimos anos é o tema do oitavo episódio de Cultura de Periferia em Tempos de Pandemia, série feita pela Ponte em parceria com a Todos Negros do Mundo (TNM) disponível no Youtube e transmitida na Rede TVT.

    Leia também: A Casinha: educadora transformou a moradia em espaço de arte e afeto

    Um dos precursores desta inciativa foi Dedê Ferreira que até hoje atua para promover o crescimento da Quilombaque. No bate-papo com a apresentadora Stephanie Catarino, ele conta que a princípio o grupo foi formado na garagem de uma casa e depois ocupou as ruas do bairro com cortejos de percussão, agregando outras expressões artísticas.

    Apesar do preconceito de alguns moradores com os ritmos afro-brasileiros, o grupo conseguiu criar um vínculo com a quebrada e reforçou a sua missão de desenvolver a região. “Aqui no bairro de Perus ainda não tem nenhuma casa de cultura. O único espaço de cultura é a biblioteca do bairro. E a partir disso, a gente começou a transformar esse bairro em referência cultural e um território educativo”, comenta Dedê.

    Leia também: Quilombos virtuais: a resistência coletiva das mulheres negras no Brasil

    Segundo ele, a formação do coletivo se baseou na “servirologia”, ou seja, na arte de se virar. A resistência envolveu moradores e artistas por meio das oficinas culturais e possibilitou a Quilombaque inaugurar um espaço próprio na comunidade. “A gente tem um museu aberto no nosso território, tem uma agência de turismo, um cento de defesa dos direitos humanos, temos duas ocupações culturais que é o Cineteatro e uma casa de hip hop. Foi assim que os artistas criaram esse território educativo que temos aqui em Perus hoje”.

    O coletivo também ganhou o apoio de políticas públicas voltadas à cultura periférica e firmou parcerias com a Coalizão Negra por Direitos e a UNEafro, movimento de educação popular, que possibilitaram enfrentar os desafios da pandemia. “Trocamos a arte pela ação social e começamos a distribuir alimentos, cestas básicas e itens de higiene”, detalha Dedê sobre a campanha feita na região.

    Ajude a Ponte!

    Ao todo, foram mais de 300 toneladas de alimentos doados aos moradores e até mesmo comunidades indígenas. Segundo o produtor cultural, a sede foi fechada e o coletivo precisou realizar suas atividades de forma online neste período. Com o apoio de uma campanha de financiamento promovida pela comunidade, o terreno da sede foi comprado e a Quilombaque segue na luta e na expectativa de receber o público de volta.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas