‘Retaliação do Comando Vermelho é óbvia’, diz pesquisador sobre massacre no Pará

    Aiala Couto explica que característica reativa da facção difere do estratégico PCC e resposta pode acontecer ’em qualquer lugar da região norte, dentro ou fora dos presídios’

    Aiala participou de mesa com Marcelo Freixo e integrantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública | Foto: Danilo Ramos/FBSP

    Não dá para prever a hora nem o local, mas que vai acontecer, vai. Aiala Couto, geógrafo e pesquisador da área de segurança e geografia urbana da UEPA (Universidade Estadual do Pará), é enfático quando questionado sobre uma possível retaliação do CV (Comando Vermelho) em resposta ao massacre que deixou 62 mortos58 dentro da unidade prisional e outros 4 durante transferência – em Altamira, no sudoeste do Pará, praticado pela facção criminosa local CCA (Comando Classe A).

    Aiala considera que a matança consolidou a aliança com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e isso trará consequências. “A FDN (Família do Norte) é rival do PCC, o que torna o Comando Classe A automaticamente inimigo da FDN”, explica o professor. “Com esse desfecho, pode ser que se multipliquem os conflitos. A história é impedir que o PCC entre no Pará e na região Norte, a grande luta da FDN hoje”, argumentou.

    Em maio do ano passado, durante a série de homicídios na capital Belém que fez mais de 60 vítimas, reportagem da Ponte já apontava o avanço do PCC no território paraense e a reação de grupos locais contrários.

    “Como o Pará está em evidência, a expectativa é que a segurança pública do estado passe a estar atenta, analisando os fatos e faça uma política que coíba essas ações dentro das outras casas penitenciárias. Mas sabemos que todo o sistema penitenciário sofre essa crise”, sustenta Couto, em entrevista concedida à Ponte durante o encontro do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) em João Pessoa, na Paraíba.

    Segundo ele, a resposta pode vir em qualquer estado da região norte do país, seja dentro ou fora dos presídios. E baseada no temperamento mais reativo do Comando Vermelho. “Pode ter a retaliação também pela imagem do CV ter ficado ruim, de terem perdido uma guerra, e o Comando tem a tática da guerrilha, do ataque, não é como o PCC que é mais de articulação. A possibilidade de vir uma retaliação é real, uma retaliação do Comando Vermelho é óbvia”, diz.

    Sua tese é a de que o CCA (Comando Classe A) protagonizou a matança para demonstrar sua força e barrar a investida do CV sobre a região de Altamira, distante mais de 800 km de Belém, com localização chave para a rota do tráfico de drogas e onde a facção carioca já se desenvolveu com alianças formadas com grupos menores, inclusive milicianos, como a Equipe Rex.

    No entanto, explica o pesquisador, o CV não conseguiu avançar de forma capilarizada no interior. Esse é um espaço em que há histórica tentativa de fortalecimento de grupos locais, como o Primeiro Comando do Norte e a Primeira Guerrilha do Norte, que continuam com atuação tímida e pontual. Nenhuma delas avançou, salvo o CCA, como evidenciou o massacre da última segunda-feira (29/7).

    Superencaremento

    Para o ex-ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o Brasil vive um estágio de superencarceramento e, por causa disso, o sistema prisional se tornou “a grande Nêmesis” da crise da segurança, o “motor da violência nas ruas”.

    “Temos hoje a terceira maior população prisional do mundo, é um superencarceramento”, inicia. “Aquele garoto que entrou lá por furtar uma bicicleta, que estava com droga, para sobreviver em um aparato estatal, vai ter que se transformar em um bandido sênior. E a vida dele vai depender de observar rigorosamente o que aquelas facções determinaram. É isso que nós queremos?”, questionou Jungmann durante debate no 13º encontro do FBSP.

    Luís Geraldo Lanfredi, juiz auxiliar da presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), criticou a postura do poder judiciário quando massacres como o de Altamira acontecem. Para ele, os togados têm parcela de responsabilidade sobre o ocorrido.

    Para explicar, usou como exemplo visitas que fez para juízes e promotores no Espírito Santo nesta semana. Diz que citou o caso de Altamira para sensibilizar os profissionais da Justiça, mas não sentiu qualquer reação de empatia. “Perguntei se eles não perceberam que nossas mãos estão sujas de sangue”, revelou.

    “Temos o caso de Altamira, que sucede o massacre no Amazonas nesse ano, matanças em Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão e o próprio Amazonas em 2017. Esses casos só demonstram que vivemos à sombra do Carandiru, ela ainda paira sobre nós. Não falo em chacinas, falo em genocídio da população intramuros”, argumentou.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas